Connect with us

Notícias

Risco de rompimento de barragem dispara sirenes em Barão de Cocais (MG)

Published

on

Sirenes tocaram na madrugada desta sexta-feira (08), em comunidades próximas à Barragem Sul Superior, da mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG).

Segundo as primeiras informações, a sirene tocou por volta das 03h30. Junto dela uma mensagem de voz dizia que existia risco de rompimento da barragem.

Diante da situação, cerca de 500 moradores estão sendo encaminhados a um ginásio poliesportivo no bairro Viúva, região central do município, onde recebem atendimento médico e psicológico.

Até às 05h44 não havia mais detalhes.

Nota da Vale

De acordo com a mineradora, a consultoria Warm negou a Declaração de Condição de Estabilidade da estrutura. A partir daí, a empresa começou a executar o nível 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração. Sirenes foram acionadas e as pessoas começaram a sair de suas casas.

“Como medida de segurança, a Vale está intensificando as inspeções da barragem Sul Superior. Também será implantado equipamento com capacidade de detectar movimentações milimétricas na estrutura”, diz a nota da Vale.

Uma nova avaliação da barragem será realizada neste domingo (10).

Fundado em 18 de novembro de 2011, o Jornal PIRANOT é uma marca da Empresa Júnior Cardoso LTDA. Aqui, notícias de Piracicaba são prioridade. Confira tudo o que acontece de mais importante na cidade em tempo real. Jornalismo 24 horas de plantão.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.