Surto de gripe com vírus resistente à vacina chega a São Paulo

Aumento está associado ao surgimento de uma nova cepa do vírus Influenza, que já circula no Rio

Depois do Rio de Janeiro e Amazonas, é a vez de São Paulo acender o alerta para o grande número de internações devido a um surto de gripe. Segundo o Jornal da Band, médicos e pesquisadores têm observado uma alta nos atendimentos de pacientes com quadros gripais em São Paulo.

De acordo com informações, esse aumento está associado ao surgimento de uma nova cepa do vírus Influenza, que já circula no Rio. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, 23 mil casos de gripe foram registrados na cidade nas últimas quatro semanas. Em alguns hospitais, o número de internados por gripe superou o de casos por Covid-19.

Chamada de Darwin/H3N2, a variante escapa da vacina da gripe aplicada neste ano no Brasil, na campanha anual de vacinação contra gripe. “A vacina que a gente recebeu em abril é uma determinada cepa, o vírus que está circulando é outra cepa e é uma cepa que vai estar contemplada na vacina que vamos receber o ano que vem”, explica a infectologista Nancy Bellei.

Ainda segundo informações do Jornal da Band, também chama a atenção dos especialistas a disseminação da gripe neste momento do ano, já que a gripe costuma surgir perto ou durante o inverno, e não próximo ao verão.

Informar Erro
Leia também