quinta-feira, julho 2
Publicidade
Neandro Schiefler, condenado a mais de 30 anos por abusos em SC, foi localizado pelo sistema Muralha Paulista em Praia Grande.

Médico condenado por estuprar pacientes em SC é preso em Praia Grande (SP)

Neandro Schiefler, condenado a mais de 30 anos por abusos em SC, foi localizado pelo sistema Muralha Paulista em Praia Grande.

· 4 min de leitura · Atualizado em 08.05.2026 · NEXUS A.I. do PIRANOT - Editoria de Loterias

Pontos-chave

  • Médico condenado a mais de 30 anos por estuprar pacientes em SC.
  • Filmava os abusos durante consultas em Itapema e Porto Belo.
  • Foi preso por reconhecimento facial do programa Muralha Paulista.
  • Permaneceu foragido por dois anos usando documentos falsos.
  • Conselho Regional de Medicina cassou seu registro profissional.

O médico Neandro Schiefler, 46 anos, condenado por estuprar e filmar pacientes durante consultas em Santa Catarina, foi preso em Praia Grande (SP) no último sábado (2), após dois anos foragido. Ele tentou enganar policiais com nome falso, mas foi identificado pelo sistema de reconhecimento facial do programa Muralha Paulista, da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo.

Publicidade

A captura encerra uma longa caçada interestadual. Schiefler estava com mandado de prisão em aberto desde 2024, quando a Justiça catarinense o sentenciou a penas que, somadas, ultrapassam 30 anos de reclusão por crimes hediondos, conforme o Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

As investigações da Polícia Civil de Santa Catarina revelaram que o médico se aproveitava da confiança das vítimas para cometer os abusos em clínicas de Itapema e Porto Belo, no litoral catarinense. Os atos eram registrados em vídeo, material que depois serviu como prova no processo. “Ele usava a condição de médico para dopar e violentar as pacientes, tudo filmado”, declarou o delegado responsável pelo caso, conforme divulgado pela Polícia Civil.

Publicidade

Os crimes que chocaram o litoral catarinense

O médico foi condenado por estupro de vulnerável e violação sexual mediante fraude contra múltiplas vítimas. Segundo a Polícia Civil de Santa Catarina, as gravações mostravam que ele se aproveitava de momentos em que as pacientes estavam sob efeito de sedativos ou distraídas durante exames para cometer os abusos.

Publicidade

“Ele se aproveitava da condição de médico para cometer os crimes”, afirmou o delegado responsável, em declaração à imprensa na época da denúncia. O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) cassou seu registro profissional após a condenação, cuja sentença transitou em julgado em 2025.

A dimensão do caso expôs a vulnerabilidade de pacientes em ambientes que deveriam ser de cuidado. As denúncias levaram a uma revisão de protocolos de segurança em consultórios na região, mas o médico já havia desaparecido. “Havia um mandado de prisão em aberto, mas a mobilidade do investigado entre estados dificultou a ação rápida das autoridades”, reconheceu o delegado.

Tecnologia e falhas na captura de foragidos

A prisão só foi possível graças ao sistema Muralha Paulista, que usa câmeras com inteligência artificial para identificar rostos em tempo real. Dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo indicam que a tecnologia já resultou em quase 300 detenções de foragidos apenas em estádios e locais públicos monitorados.

Apesar do sucesso pontual, o caso evidencia a falta de integração nacional. Schiefler utilizava documentos falsos e circulava entre estados sem ser detectado por sistemas locais. O monitoramento concentrado em São Paulo contrasta com a ausência de ferramentas similares em outras unidades federativas, o que permitiu que o médico permanecesse oculto por dois anos.

A Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina informou que a transferência do preso para o estado ocorrerá nos próximos dias, para início do cumprimento da pena. A defesa de Schiefler não foi localizada para comentar o caso.

Perguntas frequentes

Publicidade

Quem é o médico preso por estuprar pacientes em SC?

Neandro Schiefler, 46 anos, foi condenado a mais de 30 anos de prisão por estupro de vulnerável e violação sexual mediante fraude contra pacientes em Itapema e Porto Belo. Ele filmava os abusos durante consultas e teve o registro cassado pelo CRM-SC.

Como o médico foragido foi capturado em São Paulo?

Ele foi identificado pelo sistema de reconhecimento facial do programa Muralha Paulista, da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, quando tentou fornecer nome falso a policiais militares em Praia Grande.

Por que o médico ficou foragido por tanto tempo?

Apesar do mandado de prisão em aberto desde 2024, ele usava documentos falsos e se deslocava entre estados. A falta de integração dos sistemas de vigilância interestaduais dificultou sua localização até a abordagem em SP.


Publicidade