Connect with us

Notícias

A história do Trevo da Sorte

Rafael Fioravanti

Published

on

Embora o Trevo da Sorte seja bastante conhecido em todo o mundo e legitimamente aceito na sociedade atual, você sabe como surgiu sua ligação com a sorte? Caso não saiba, este artigo é feito exclusivamente para que você fique um pouco por dentro de sua história.

Trevo da Sorte

Trevo da Sorte

O Trevo da Sorte é conhecido como um amuleto, ou como um elemento ligado à sorte, primeiramente por conta de seu formato único (quatro folhas, especificamente), e segundo por conta de sua raridade.

A História do Trevo da Sorte

Sua história começou ainda no período de Cristo. Naquela época, mestres, juízes e sacerdotes no Reino Unido — Inglaterra, Irlanda e Escócia — consideravam o Trevo da Sorte sagrado pelo fato de suas quatro folhas se assemelharem à imagem da cruz de Cristo. Além disso, as quatro folhas uniformes e idênticas transmitiam o equilíbrio, a harmonia e o balanço da natureza. Se você caminhasse por algum local e encontrasse um Trevo da Sorte, com suas quatro folhas idênticas, significaria o encontro do balanço e da harmonia, ou seja, o encontro de um elo positivo.

Somado a isso, é válido mencionar que os Druidas — encarregados de ensino jurídico e filosófico dentro da sociedade celta — acreditavam que o Trevo da Sorte era também detentor da boa fortuna, e que seu encontro era, na verdade, um encontro com Deus.

Desde então, o Trevo da Sorte vem perdurando de geração em geração e ganhando cada vez mais força e adeptos no passar dos anos.

Há também quem diga que as quatro folhas do Trevo da Sorte simbolizem também: as quatro estações do ano (outono, inverno, primavera e verão), as quatro fases da Lua (cheia, minguante, nova e crescente), os quatro elementos da natureza (fogo, terra, água e ar), os quatro pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste), etc. Ou seja, o ciclo de muitas coisas.

Festa de São Patrício – Saint Patrick’s Day

Apesar de vir passando de geração em geração, o Trevo da Sorte se firmou como um elemento da sorte por meio de uma festa bastante conhecida: St Patrick’s Day. A festa celebra a vida de São Patrício, um dos padroeiros da Irlanda, e acontece todos os anos no dia 17 de março.

Embora seja uma festa bastante célebre em países que falam a língua inglesa, ela tem se tornado cada vez mais comum e vem ganhando adeptos em diversos países, incluindo o Brasil.

Presente

Nós sabemos o quão difícil é encontrar um Trevo da Sorte (ou Trevo de Quatro Folhas) por aí. Mas, caso o encontre, o ideal é que você o dê de presente a alguém que você ama muito, seja um amigo, parente ou pessoa que você admira.

Você quer cultivar o Trevo da Sorte?

Apesar de ser difícil de ser encontrado, a grande procura pelo Trevo da Sorte o popularizou. Hoje, por exemplo, já se tornou possível plantá-lo e criá-lo em casa, basta comprar as sementes.

Para cultivar o Trevo da Sorte, é ideal que a temperatura beire os 25º Celsius. Além disso, é ideal que ele seja plantado em ambientes úmidos e/ou com muita chuva. Outro detalhe importante: o Trevo da Sorte é uma planta que necessita de estar no mínimo oito horas em lugares sem sol para se desenvolver melhor.

Rafael é formado em jornalismo (comunicação social) pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Possui experiência em redações e editoras literárias. Integra a equipe do Jornal PIRANOT desde dezembro de 2017.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.