Galvão Bueno alcançou um marco inédito no jornalismo esportivo brasileiro ao narrar seu centésimo gol da Seleção Brasileira em Copas do Mundo. A marca foi atingida durante a vitória por 3 a 0 sobre a Escócia, nesta quarta-feira (24), pela fase de grupos da Copa de 2026, com um gol de Vini Jr. — posteriormente anulado pelo VAR.
Dois dias depois, na sexta-feira (26), o narrador e o atacante participaram de uma cerimônia de troca de homenagens. Galvão entregou uma placa comemorativa a Vini Jr. com a inscrição: “Mais que um gol, um momento que entra para a história. A emoção que nos une, a voz que nos representa”. O camisa 7 retribuiu com uma camisa personalizada.
Na ocasião, Galvão relembrou o lance e criticou a arbitragem. “As pessoas me perguntavam: ‘Quem você quer que faça o seu 100º gol da Seleção Brasileira em Copas do Mundo?’. Eu respondia: ‘Vini Jr.’. Você fez o 99º, depois fez o 100º, mas o juiz meteu a mão e não deixou”, disse o narrador, sintetizando a frustração com a decisão do árbitro de vídeo.
Marco histórico em cinco décadas de carreira
Galvão Bueno é o único narrador a alcançar a marca de 100 gols da Seleção em Copas do Mundo. Sua trajetória em Mundiais começou em 1974, e ele já figura no Guinness World Records como o profissional que mais narrou partidas de Copa do Mundo na história da televisão. Atualmente, atua no SBT e na N Sports.
A homenagem aproxima duas gerações do futebol brasileiro: o narrador identificado por décadas com os jogos da Seleção e Vini Jr., protagonista ofensivo da equipe na Copa de 2026. O atacante tem sido decisivo no torneio e foi o responsável pelo lance que entrou para a contagem histórica do comunicador, ainda que tenha saído da súmula por decisão do VAR.
CBF protesta à FIFA contra anulação
O gol anulado também virou assunto institucional. A Confederação Brasileira de Futebol enviou um ofício à FIFA contestando a decisão do VAR e sugerindo que o árbitro César Ramos não seja escalado para partidas futuras do Brasil nesta Copa.
A FIFA ainda não se manifestou publicamente sobre o protesto. Enquanto isso, a marca de Galvão Bueno permanece ligada a dois registros da mesma partida: a vitória brasileira por 3 a 0 sobre a Escócia e a controvérsia em torno do gol de Vini Jr. que o narrador eternizou antes que o VAR o cancelasse.










