sábado, 25 de julho de 2026
Publicidade
Brasil

Chuvas no RS: 206 cidades afetadas e 461 desabrigados, diz Defesa Civil

· 2 min de leitura · NEXUS A.I. do PIRANOT

Pontos-chave

  • Outras 419 pessoas estão fora de casa, mas não dependem de abrigo público.
  • Defesa Civil monitora áreas ribeirinhas e mantém avisos para novas inundações.
  • Itaqui, Uruguaiana e São Borja estão entre os pontos mais afetados no oeste.
  • Guaíba segue sob observação no Cais Mauá, com referência de inundação aos 3 metros.

Atualizado em 25/07/2026, 19h30: esta reportagem incorpora o balanço mais recente da Defesa Civil do Rio Grande do Sul (206 municípios afetados e 461 desabrigados). Números anteriores refletiam o boletim em vigor no início da tarde.

Publicidade

As fortes chuvas atingem 206 municípios do Rio Grande do Sul neste sábado (25), com temporais, ventanias e queda de granizo, conforme balanço atualizado pela Defesa Civil estadual.

O número de cidades afetadas subiu de 143, no início da sexta-feira, para 206 neste sábado. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul contabiliza 461 desabrigados, concentrados principalmente na região do Vale do Taquari.

Publicidade

Na metade norte do estado, rios receberam acumulados de chuva próximos a 200 milímetros em 24 horas. O boletim hidrológico da Defesa Civil aponta alerta muito alto de inundação no Rio Taquari, com projeção de que o nível alcance a cota de 19 metros na região de Santa Tereza.

As autoridades gaúchas não confirmaram mortes relacionadas a este evento climático, mas registraram uma pessoa ferida. Moradores ilhados foram resgatados, entre eles um idoso retirado de um veículo submerso.

Publicidade

Balanço sobe de 143 para 206 cidades afetadas

O Instituto Nacional de Meteorologia manteve avisos de acumulados significativos de chuva e tempestades para o território gaúcho. Após uma breve trégua neste sábado (25), a previsão indica o retorno de pancadas fortes de chuva a partir de domingo (26).

Em Porto Alegre, a Defesa Civil municipal registrou cinco desabamentos ou quedas de muros, dois deslizamentos de terra e o destelhamento de pelo menos quatro residências.

Defesa Civil monitora rios antes de nova chuva no domingo

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul mantém o monitoramento das áreas atingidas e dos níveis dos rios. Como os boletins são dinâmicos, os números de municípios afetados e de pessoas fora de casa podem mudar nas próximas atualizações oficiais.

O balanço deste sábado registra 206 cidades afetadas e 461 desabrigados. A atenção permanece concentrada no Vale do Taquari e nas demais bacias da metade norte, diante da previsão de novas pancadas fortes de chuva no domingo (26).

Publicidade