quarta-feira, junho 3
Publicidade
Piracicaba (SP)

Jovem relata demora em atendimento e reação medicamentosa após passar por UPA de Piracicaba

· 2 min de leitura · Por Andrey Moral

Pontos-chave

  • Jovem relatou demora e complicações após medicação na UPA Piracicamirim em Piracicaba
  • Paciente com pressão alta acionou a Polícia Militar após uma hora de espera
  • Secretaria de Saúde afirmou que atendimento ocorreu em 42 minutos após registro

Uma jovem entrou em contato com o PIRANOT, e relatou ter enfrentado demora no atendimento e complicações após receber medicação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Piracicamirim, em Piracicaba, na noite da última segunda-feira (24).

Publicidade

Segundo o relato, ela procurou a unidade em dias anteriores, passando por outros médicos. No dia em questão, ela deu entrada por volta das 20h49 apresentando fortes dores no peito, falta de ar e outros sintomas. Ainda de acordo com ela, durante a triagem foi constatada pressão arterial de 16/10, sendo orientada a aguardar atendimento com prioridade.

Publicidade

No entanto, conforme a versão apresentada, após cerca de uma hora de espera ela ainda não havia sido chamada. A jovem afirma que, enquanto aguardava, passou a sentir intensificação das dores no peito e episódios de vômito dentro da unidade, o que a levou a acionar a Polícia Militar pelo telefone 190 para relatar a situação. Policiais compareceram ao local e, segundo ela, após a intervenção ela foi atendida pela equipe médica.

Publicidade

De acordo com o relato, durante a consulta o médico prescreveu antibiótico, medicação para náusea e o uso de bombinha inalatória. Em seguida, ela foi encaminhada para a sala de medicação.

Publicidade

Ainda segundo a jovem e testemunhas presentes, poucos minutos após o início da aplicação ela começou a apresentar fortes dores abdominais, tremores e mal-estar. Um paciente que estava no local teria acionado a equipe de enfermagem.

Conforme o relato do paciente, inicialmente a situação teria sido interpretada como uma possível crise de ansiedade. Posteriormente, após nova avaliação médica, a hipótese levantada teria sido de reação à medicação administrada.

A jovem afirma que recebeu novos medicamentos, incluindo antialérgico e remédio para desconforto estomacal, após apresentar inchaço abdominal.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informa que os registros da UPA Piracicamirim apontam que a paciente deu entrada na unidade às 18h54 do dia 23/05/2026, passando pela classificação de risco às 18h57, portanto, três minutos depois.

“O prontuário indica ainda que a avaliação médica ocorreu às 19h24, após a realização de eletrocardiograma, exame que não apresentou alterações. A medicação prescrita foi administrada às 19h36 – 42 minutos após o registro de entrada.
A Secretaria esclarece que todas as condutas adotadas pela equipe seguiram os protocolos assistenciais da unidade e que a paciente recebeu acompanhamento durante todo o período de permanência na UPA”.