O Brasil abriu o Cannes Lions 2026 com um Grand Prix, quatro Leões de Ouro e 13 prêmios no total nesta segunda-feira (22), primeiro dia de resultados do festival, em Cannes, na França.
O placar inicial reúne ainda cinco Leões de Prata e três de Bronze. A combinação dá ao país uma largada forte na principal vitrine global da publicidade, onde o desempenho das campanhas costuma influenciar reputação de agências, marcas e profissionais no mercado internacional.
Grand Prix coloca o Brasil no topo da abertura
O Grand Prix é o prêmio mais alto de uma categoria no Cannes Lions. Por isso, o resultado tem peso maior do que a contagem bruta de troféus: indica que ao menos um trabalho brasileiro foi reconhecido no patamar máximo da competição logo na abertura.
Os quatro Ouros reforçam esse desempenho. No festival, a hierarquia dos Leões funciona como uma espécie de termômetro da criação publicitária: Grand Prix e Ouro projetam campanhas para além do circuito de premiações e tendem a entrar no repertório de agências e anunciantes como referências de linguagem, estratégia e execução.
Placar ainda pode crescer ao longo da semana
A soma de 13 Leões se refere à abertura do festival. Como o Cannes Lions divulga resultados por etapas, novas categorias ao longo da semana podem alterar o total atribuído ao Brasil.
A distribuição completa por campanhas, agências, anunciantes e categorias definirá o alcance real do resultado brasileiro — inclusive a participação de escritórios nacionais em trabalhos inscritos por redes globais.
Por ora, o dado concreto é que o país começa a edição de 2026 no topo do pódio em ao menos uma categoria e com presença em todos os níveis de premiação: Grand Prix, Ouro, Prata e Bronze.











