O açougueiro Reginaldo Barbosa Felipe, de 51 anos, procurou atendimento médico após apresentar sintomas de falta de ar. Para investigar as causas com mais precisão, o pneumologista solicitou uma tomografia computadorizada. Apenas uma semana depois do pedido, ele realizou o exame na carreta do programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal, que está em Piracicaba desde 22 de maio, instalada no Shopping Piracicaba. “Devia ter mais dessas porque foi bem rápido”, afirmou.
Moradora de Charqueada, Célia Faganello Davanzo, de 77 anos, também foi atendida na carreta. Ela realizou o exame por recomendação do neurologista após relatar formigamento na região do pescoço. Mãe e filha elogiaram o atendimento recebido. “Minha mãe estava preocupada porque tem marca-passo, mas fomos muito bem atendidas”, disse Flavia Davanzo.
CADASTRO ATUALIZADO – Reginaldo e Célia estão entre os 998 pacientes atendidos desde o início das atividades da carreta, que permanece em Piracicaba até o dia 19/06. Apesar da grande procura, as equipes responsáveis pelos agendamentos nem sempre conseguem preencher as 80 vagas disponibilizadas diariamente devido à desatualização cadastral de alguns pacientes.
A atualização dos dados é fundamental para que as equipes consigam localizar os pacientes e confirmar os agendamentos. Antes da chegada da carreta, muitos usuários aguardavam até um ano e meio para realizar o exame.
“Temos vagas disponíveis diariamente, mas muitas vezes não conseguimos localizar os pacientes porque os telefones e endereços estão desatualizados. Por isso, reforçamos a importância de manter os dados cadastrais atualizados nas unidades de saúde para que ninguém perca a oportunidade de realizar o exame” aponta o secretário de Saúde, Gustavo Aguiar.
Como destacou a superintendente do Ministério da Saúde, Claudia Afonso, durante a inauguração oficial da carreta em Piracicaba, há um grande investimento público envolvido na oferta dos exames.












