sábado, 18 de julho de 2026
9,0°C Piracicaba Céu limpo · Lua crescente Umidade 98% Hoje 25° 15° Amanhã 27° 15° Rio Piracicaba 1,38 mCorumbataí 0,95 m atualizado 06h49
Publicidade
Piracicaba (SP)

Novo presidente do Simespi aposta em qualificação e competitividade para a indústria

· 3 min de leitura · Atualizado em 08.05.2026 · Redação - PIRANOT
Paulo Estevam Camargo: “Liderar é ouvir, dialogar e construir consensos”/Crédito: André Covolam

O Simespi (sindicato patronal das indústrias metalmecânicas de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras) inicia, em 2026, um novo ciclo sob a presidência de Paulo Estevam Camargo, engenheiro, economista e empresário com quase duas décadas de atuação na entidade. À frente do sindicato no triênio 2026–2028, ele assume com foco na qualificação profissional, no fortalecimento do associativismo e na preparação das indústrias para os desafios tecnológicos e econômicos do setor metalmecânico.

Publicidade

Com trajetória construída na convergência entre teoria e prática, Camargo destaca que sua formação em economia, engenharia e empreendedorismo moldou uma liderança baseada em método, análise de dados e valorização das pessoas. “Liderar é ouvir, dialogar e construir consensos. Mais do que protagonismo individual, é mobilização coletiva”, afirma.

Empresário à frente da Molas Piracicaba, associada ao Simespi desde 1995, ele destaca que as decisões mais difíceis da gestão envolvem pessoas e reforça que inovação vai além de tecnologia, exigindo cultura organizacional, confiança e comunicação clara. Seu vínculo com o sindicato evoluiu da busca por assessoria jurídica, nos anos 1990, para um compromisso institucional, consolidado a partir de 2008, quando passou a integrar a diretoria em diferentes cargos até chegar à presidência.

Publicidade

Entre as prioridades da gestão estão a ampliação da qualificação profissional, por meio de parcerias com escolas, entidades e poder público; a capacitação de empresários e dirigentes, com foco em temas estratégicos como a reforma tributária; e a expansão da base territorial do Simespi para municípios como São Pedro, Charqueada, Águas de São Pedro e Santa Maria da Serra.

Camargo assume em um cenário desafiador, marcado por alto custo Brasil, complexidade tributária, juros elevados, concorrência internacional e falta de mão de obra qualificada. “O Simespi tem papel estratégico na transição tecnológica do setor, apoiando especialmente pequenas e médias empresas na adoção de automação, digitalização e novas tecnologias”, afirma.

Publicidade

A gestão também pretende fortalecer o papel social da entidade, que já desenvolve ações comunitárias e projetos de qualificação de jovens em situação de vulnerabilidade, além de aprofundar o diálogo com o poder público em todas as esferas. “Ninguém avança sozinho. É pela união e pela cooperação que vamos fortalecer a indústria regional”, resume o novo presidente.

/* Menu/header hard-fix */
.navigation .menu, .smart-head .navigation .menu { display:flex !important; flex-wrap:wrap !important; align-items:center !important; }
.navigation .menu > li, .smart-head .navigation .menu > li { float:none !important; display:block !important; }
.navigation .menu > li > a, .smart-head .navigation .menu > li > a { line-height:1.2 !important; white-space:nowrap !important; }

/* Images fallback visual */
.post-thumb .img.bg-cover, .listing .media .img.bg-cover, .grid-post .img.bg-cover { min-height: 180px !important; background-position:center center !important; background-size:cover !important; }

Publicidade