Parlamentares e representantes do setor produtivo alertaram nesta quarta-feira (20/5) que a revisão da lista nacional de espécies exóticas invasoras pode prejudicar o agronegócio brasileiro. O debate ocorreu em sessão conjunta na Câmara dos Deputados, em Brasília.
A proposta da Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio), vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), inclui 444 espécies, segundo a Agência Câmara. Entre as listadas estão tilápia, eucalipto, pinus, manga, goiaba e jaca — todas de expressiva relevância econômica para o setor produtivo nacional.
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) informou que a inclusão da tilápia pode causar impacto de R$ 9,6 bilhões na aquicultura nacional. A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e ruralistas criticaram a proposta e apontaram desconexão com a realidade do setor.
Disputa política e histórico da lista
A Conabio apresentou em 2025 a lista com 444 espécies consideradas invasoras. Após repercussão negativa, especialmente pela inclusão da tilápia, o MMA suspendeu a proposta em dezembro do mesmo ano, como mostrou o G1. O deputado Luiz Carlos Lupion (PP-PR), da FPA, afirmou que a lista demonstra “desconexão com a realidade da agropecuária”.
Na sessão, ruralistas sinalizaram a articulação de projeto de lei para limitar a atuação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). A proposta transferiria a competência sobre espécies invasoras ao Ministério do Meio Ambiente. O texto e número do projeto não foram divulgados oficialmente.
Posicionamentos e ausência de contraditório
Durante a sessão, parlamentares e representantes do setor produtivo reforçaram que a lista ameaça a produção e a economia do agronegócio. Não houve manifestação oficial da Conabio ou do MMA para rebater as críticas apresentadas.
O Ministério do Meio Ambiente e a Conabio foram procurados e não responderam até a publicação desta matéria.
Próximos passos na tramitação legislativa
A lista revisada permanece suspensa desde dezembro de 2025. Não há prazo oficial para a sua publicação nem para a votação do projeto de lei que propõe alterar a competência sobre espécies invasoras.











