Situação Financeira do Flamengo Após 30 dias do Coronavírus

Mesmo um clube grande como o Flamengo — atualmente o time com a maior receita do país, com lucro de quase R$ 1 bilhão de reais em 2019 –, não está livre dos reflexos negativos causados pela pandemia do coronavírus (Covid-19). Preocupado com a paralisação do futebol em todo o país, o Rubro-Negro disse que seguirá mantendo o salário de seus jogadores, mas que tudo ainda dependerá do tempo da paralisação. Confira abaixo o que o Flamengo tem feito nesse tempo de crise.

Situação Financeira do Flamengo Após 30 dias do Coronavírus
Foto: Alexandre Vidal.

Situação Financeira do Flamengo com os Jogadores

Embora o Flamengo seja o clube mais rentável do Brasil, é claro que o clube começará a discutir uma redução salarial se a paralisação do futebol, por conta do Coronavírus (Covid-19), foi longa demais. Até o momento, o Flamengo tem pago o salário normalmente de todo seus jogadores e não fez nenhuma menção ao fato da redução salarial. Contudo, a possibilidade disso ocorrer não é nula, como, inclusive, já comentou Rodolfo Landim, o presidente do clube.

O Flamengo é atualmente o clube com a maior receita do país e, em 2019, lucrou quase 1 bilhão de reais. Seu elenco é também o mais valioso do país, além de sua folha de pagamento ser ainda a mais alta.

“O Flamengo honra seus compromissos com os atletas. O Flamengo paga em dia e essa é a expectativa que a gente tem. E a gente pretende continuar a fazer isso,” disse o presidente Landim em entrevista à FlaTV. “A gente traça cenários, os mais diversos cenários. A gente estuda formas de continuar honrando nossos compromissos. Porém a gente não controla esses cenários”.

O presidente do clube disse ainda que se o tempo de paralisação for muito longo (como está caminhando para ser), mesmo um clube como o Flamengo também será afetado.

“Se a gente tiver uma paralisação extremamente longa, alguma coisa certamente vai ter que ser feita. Porque eu acho que nenhum clube teria condições de manter o pagamento integral de todos os seus jogadores. Seria impossível, totalmente impossível. Eu não tenho a menor dúvida que vamos sofre um impacto. Tudo vai depender muito do período de paralisação. Por isso que eu falo tanto da expectativa que a gente deve ter de tentar voltar o mais rápido possível pras atividades. Porque se essa paralisação for pequena, e se nós conseguirmos encaixar ao longo do ano todos os jogos dos campeonatos, eu diria que esse impacto vai ser menor”, finalizou Landim.

Situação Financeira do Flamengo com os Funcionários

É a mesma questão dos jogadores.

Flamengo Fez Proposta de Acordo Salarial com Jogadores?

Como já dito, não houve redução salarial até o momento.

Situação do Campeonato Brasileiro até o Momento

A suspensão de todos os campeonatos de futebol do país, por conta da pandemia provocada pelo Coronavírus (Covid-19), ainda não tem data para chegar ao fim. Neste atual momento, os jogadores do Flamengo estão todos em férias até o dia 20 de abril e uma data para a reapresentação ainda não foi marcada.

O Flamengo conseguirá pagar suas contas nesse mês de abril?

É completamente visível que o Flamengo está, sim, sentido os impactos negativos da paralisação dos campeonatos devido ao coronavírus. Isso porque o Azeite Royal, que era um dos maiores patrocinadores do Flamengo, rescindiu o contrato com o clube alegando dificuldade financeira por conta do atual momento. O Flamengo comunicou que já acionou seu jurídico e vai tentar brigar por um valor de rescisão, no entanto, no atual cenário, é muito difícil que essa questão se resolva de forma rápida.

Outro problema que trouxe dor de cabeça ao Flamengo foi o fato da Adidas, fornecedora de material, ter atrasado o pagamento da primeira parcela sem uma justificativa oficial. Este pagamento, de cerca de R$ 9 milhões de reais, deveria ter entrado na conta do clube ainda no dia primeiro de abril.

Informar Erro
Leia também