Praça da Igreja dos Frades, em Piracicaba, passa por revitalização

.

Conforme o Jornal PIRANOT noticiou no dia 08 de junho, uma reforma teve início esta semana na praça defronte à Igreja dos Frades. A obra só foi possível graças ao programa Adote Uma Área e a empresa parceira desta vez foi a Unimed.

A praça precisava de uma reforma não só por razões estéticas, mas também por questão de segurança às pessoas que diariamente frequentam o local. De acordo com um cronograma divulgado pela Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) no final da semana passada, o processo de reforma da Praça dos Frades foi dividido em três etapas: a primeira etapa consistiu na supressão de elementos arbóreos; a segunda, na implantação de paisagismo; por fim, a terceira etapa consiste no reparo do piso de pedra portuguesa.

Foi nesta quinta-feira (14) que teve início o serviço de paisagismo, onde foi realizado a supressão de algumas árvores, a destoca (retirada dos tocos dessas árvores) e a limpeza fina. De acordo com Claudia Nogueira, arquiteta urbanista da Sedema, a praça da Igreja dos Frades contará com o plantio de abacaxi-roxo (Tradescantia spathacea), dracena-tricolor (Dracaena marginata), grama-esmeralda (Zoysia japonica), moreia (Dietes bicolor), singônio (Syngonium angustatum) e vedélia (Sphagneticola trilobata).

Após o projeto paisagístico, a Prefeitura dará início ao reparo do piso original de pedra portuguesa.

A praça da Igreja dos Frades, como é popularmente conhecida, tem o nome de Praça João XXIII. Ela conta com cerca de 1,300m² e está situada na esquina da Rua São Francisco de Assis com a Rua Alferes José Caetano, região central de Piracicaba.

Programa Adote uma área

Criado pela Sedema (Decreto nº 9771), o programa proporciona a oportunidade da Prefeitura revitalizar áreas verdes através de uma parceria do poder público com empresas privadas.

A Sedema estima que Piracicaba possua mais de 150 áreas que poderiam ser mantidas através desta parceira. As empresas interessadas poderão procurar os técnicos da Sedema para viabilizar a “adoção” de outras áreas verdes por todo o município. Segundo as regras do programa, os responsáveis pelas áreas adotadas se comprometem, por meio de um contrato, a realizar toda a manutenção do espaço em troca de publicidade.

Detalhes a respeito do programa podem ser obtidos com Claudia Nogueira (arquiteta da Sedema) através do telefone (19) 3403-1205.

Foto: Justino Lucente.
Foto: Justino Lucente.

 

Mais PIRANOT e PORJUCA para você:

>>> Receba alertas de notícias na tela do seu celular. Instale o app do PIRANOT clicando aqui.
>>> Envie informações e reclamações do seu bairro/cidade. No grupo de interação do PIRANOT / PORJUCA você tem voz. Clique aqui e acesse.
>>> Continue lendo as notícias de Piracicaba acessando, diariamente, o www.piranot.com
>>> Leia o nosso conteúdo nacional acessando nosso novo projeto, o PORJUCA. O endereço é www.porjuca.com
>>> Assista aos vídeos das nossas reportagens no Youtube: clicando aqui.
>>> Nós estamos no Twitter. Clique aqui e nos siga! (@piranot_porjuca)

Informar Erro
Leia também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Prosseguir Mais detalhes