Connect with us

Notícias

Vereador de Piracicaba quer treinamento de Libras a profissionais do SUS da cidade

Rafael Fioravanti

Published

on

O vereador Gilmar Rotta, presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, defendeu o treinamento de Libras (Língua Brasileira de Sinais) aos profissionais das unidades de atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde) do município.

Foto: Fabrice Desmonts / Câmara

“Precisamos qualificar os profissionais que atuam no SUS. Em cada unidade, é necessário que tenha alguém capaz de se comunicar com os pacientes surdos”, defendeu o presidente da Câmara de Piracicaba. Ele disse, inclusive, que já apresentou informalmente a demanda ao prefeito Barjas Negri e já adiantou que vai protocolar na Câmara um requerimento encaminhando o pedido ao Executivo.

Os obstáculos são sempre em torno da dificuldade de comunicação. Entre os exemplos citados é quando os médicos precisam receitar remédios para determinados tratamentos, ou até para conseguir entender quais são as dores que o paciente surdo está sentindo, o que impede um diagnóstico mais exato.

O metalúrgico Pedro Domingos Grella sofre de surdez e chegou a relatar suas dificuldades para se comunicar. “Quando nasci, por conta da minha surdez, era difícil conseguir detalhar as minhas necessidades aos médicos”, disse, sob a tradução do intérprete Edson Januário.

  • DINHEIRO DE VOLTA – Banco é obrigado a devolver taxas abusivas em contrato de financiamento de veículo quitado. Conheça os serviços da JUCA HELP!/PIRANOT, nova marca da Empresa Júnior Cardoso LTDA, clicando aqui.

O professor Renê Israel Costa Bezerra também é um grande defensor da disseminação do aprendizado de Libras como uma forma de ampliar a participação da comunidade nas decisões do Município. “Precisamos ampliar o conhecimento sobre a Língua de Sinais”, defendeu.

Rafael é formado em jornalismo (comunicação social) pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Possui experiência em redações e editoras literárias. Integra a equipe do Jornal PIRANOT desde dezembro de 2017.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.