Limeira: Novo Zoológico recebe casal de suçuaranas

O novo Zoológico de Limeira recebeu na terça-feira, 29 de julho, um casal de onças suçuaranas. Os animais foram enviados pelo zoológico de Leme. Estima-se que eles tenham três anos de idade. A fêmea pesa 45 kg e, o macho, 60 kg.

O prefeito Paulo Hadich esteve nesta quarta-feira, 30, no zoo para conhecer os animais recém-chegados.

Segundo o veterinário do zoológico, Danielo Mazon, as suçuaranas, também conhecidas como onças pardas, foram capturadas ainda filhotes, após queimadas ocorridas naquela região. O casal, que não tem grau de parentesco próximo, foi encaminhado ao zoológico de Leme e precisou do auxílio da mamadeira para sobreviver. “São animais dóceis, por terem sido criados dessa forma.”

Ao chegarem ao zoo de Limeira, as onças foram avaliadas pela equipe de veterinários. “Os animais estão em ótimas condições de saúde e aptos à reprodução”, afirmou Mazon.

Agora, eles entrarão na fase de quarentena, que é o período de adaptação ao novo ambiente. “Provavelmente, será uma adaptação tranquila, porque estão em um lugar com uma infraestrutura superior”, declarou.

A dieta alimentar será à base de carne bovina e de frango, além de um mix de vitaminas.

Os animais da espécie, conforme o veterinário, mantêm hábitos noturnos. São solitários e só se unem para o acasalamento. Podem viver de 15 a 20 anos.

A diretora de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Giuliana Clarice Mercuri Quitério, esclareceu que a suçuarana é um animal comumente encontrado na região. “É um dos animais que mais sofrem tanto com o avanço urbano quanto agrícola, pois o espaço em que vivem está diminuindo cada vez mais. Muitos se aproximam das cidades em busca de alimento e acabam atropelados”, mencionou.

Por esse motivo, Giuliana ressaltou a importância da vinda dessas suçuaranas para o zoo de Limeira. “Poderemos trabalhar na preservação e no conhecimento acerca dos hábitos desses animais”. Ela ainda destacou que Limeira foi indicada para abrigá-los porque oferece ótimas condições de bem-estar aos animais. “Essas onças farão parte da ala de grandes felinos, que também inclui onça-pintada, onça-preta e uma leoa.”

Nos últimos dias, o Zoo de Limeira recebeu diversas espécies de papagaios de Leme. Como a vinda desses novos animais, o zoo passa a contar com cerca de 250 indivíduos, de um total de 100 espécies.
TAMANHO DA FONTE
IncreaseDecreaseNormalCurrent Zoom: 100%

Informar Erro
Leia também