Santa Casa de Piracicaba promove nova edição do Curso de Gestante

De 06 de fevereiro a 13 de março, o Hospital Santa Casa Saúde promove nova edição do Curso de Gestante, por intermédio da equipe multidisciplinar do Saúde Inteligente. Os encontros, gratuitos, acontecem às quartas-feiras, sempre a partir das 18h30, no Salão de Convenções da Santa Casa, e são abertos também a conveniados de outros planos e do SUS (Sistema Único de Saúde).

Foto: Santa Casa

Durante o Curso, gestantes e seus parceiros terão contato com temas que abrangem desde a concepção, passando pela gestação, alimentação saudável, parto, amamentação, cuidados gerais com o bebê e maternidade. No primeiro dia do curso, o ginecologista e obstetra Luis Fernando Boccato conversará com as gestantes sobre o parto normal.

Também serão debatidos a participação do pai na gestação e puerpério; segurança do bebê e prevenção de acidente; psicologia na gravidez, parto e os aspectos emocionais. Outro tópico importante é o aleitamento materno, que traz técnicas e posições para amamentar, dicas para lidar com as dificuldades e como coletar e armazenar leite materno na volta ao trabalho. Os primeiros cuidados com o recém-nascido, os benefícios e composição do leite, massagem shantalla, banho do bebê, banho de ofurô, cuidados com o coto umbilical e cuidados gerais, entre outros assuntos, também serão abordados junto às futuras mamães e papais.

Segundo a enfermeira obstetra do Saúde Inteligente, Monick Gonçalves, o curso de gestante do Santa Casa Saúde é um dos cuidados que o plano direciona a suas usuárias que, durante a gestação, dispõem também do Programa Materno Infantil para o acompanhamento das consultas de pré-natal com a enfermeira obstetra e com nutricionista, hidroginástica para gestantes, grupo preparatório para o parto normal, visita à maternidade e, dando sequência à atenção a beneficiária, o programa Materno Infantil dá prioridade a realização da consulta do bebê ao pediatra e a visita domiciliar (baby care) para avaliação da mãe e bebê, orientação e auxílio na amamentação. Para os bebês, após dois meses de vida, é oferecida a massagem shantalla, um benefício a mais que auxilia no desenvolvimento da criança.

Inscrição

Inscrições e mais informações pelo telefone (19) 3417-5959.

Relato de uma mamãe

Em 2018, a professora de educação infantil Juliana Cavallari Borges, de 35 anos, foi uma das participantes do Curso de Gestante oferecido pelo Santa Casa Saúde. Hoje, ela acumula mais um importante “cargo”: o de mãe da Lívia, de sete meses.

 

“O curso me ajudou muito em todos os sentidos. Conheci mamães com as mesmas dúvidas, medos e frustrações. O curso esclareceu desde a parte fisiológica da gravidez até a emocional e isso me fez sentir mais segura para cuidar da minha bebê, principalmente depois das palestras e dinâmicas”, disse

Segundo Juliana, se pudesse dar um conselho para todas as grávidas, principalmente as mamães de primeira viagem, seria para que elas não perdessem a oportunidade de participar desses encontros. “Fizeram, de fato, a diferença na minha vida e na relação que estabeleci com a minha filha desde o princípio de tudo”.

Foto: Santa Casa

Informar Erro
Leia também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Prosseguir Mais detalhes