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Procon Piracicaba realiza fiscalização em 18 bancos da cidade

Fernanda Maestro

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O Serviço Municipal de Defesa do Consumidor – Procon Piracicaba realizou, entre os dias 15 e 19 de julho, uma operação de fiscalização em bancos, com o objetivo de averiguar se as legislações estão sendo devidamente cumpridas por esses estabelecimentos financeiros. A fiscalização ocorreu em 18 bancos nos bairros São Dimas, Cidade Jardim, Paulista, Jaraguá, Centro, Vila Rezende e Bairro Alto.

Foto: Divulgação

Segundo o procurador-geral e responsável pelo Procon, Milton Sérgio Bissoli, os 18 estabelecimentos estavam adequados às leis e nenhuma irregularidade foi constatada.

Os fiscais municipais verificaram questões como:

  • Tempo de espera para atendimento, que não deve ser superior a 15 minutos e superior a 20 minutos na véspera e no dia seguinte depois de feriado e no 5º dia útil do mês;
  • A não entrega de senha ou senha sem o registro dos horários;
  • Placa ou cartaz com a informação do tempo de espera para atendimento e placa contendo o telefone do serviço de informações da Prefeitura e do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor do Município de Piracicaba – 156 e 151;
  • Existência de placa com os dizeres do direito de saldar antecipadamente seus débitos, com a redução de juros e outros encargos;
  • Câmeras de vídeo;
  • Disponibilização de cadeira de rodas; guarda volumes; caixa eletrônico em braille e áudio e caixa eletrônico com altura reduzida;
  • Foi observado ainda se as instituições tinham isolamento visual (biombo);
  • Placa com os dizeres do atendimento preferencial (idosos, gestantes, mães com criança de colo, pessoas com deficiência física e ostomizados);
  • Existência de cartaz sobre a proibição do uso de telefonia móvel;
  • Manutenção de serviço de segurança privada em caixas eletrônicos;
  • Porta giratória;
  • Placa dispondo sobre a proibição da venda casada.

O Procon Piracicaba fica no térreo 2 do Centro Cívico (Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2.233, bairro Chácara Nazareth) e atende diariamente, das 8h30 às 14h30, para abertura de processo, e das 14h30 às 16h30, para orientação. Por telefone 151, das 8h30 às 16h30.

Jornalista formada pela Universidade Metodista de Piracicaba. Trabalhou em campanhas políticas e estagiou na Câmara de Vereadores de Piracicaba. Atualmente, integra a equipe dos jornais PIRANOT e PORJUCA.

1 Comment

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  1. Avatar

    Anônimo

    24 de julho de 2019 at 08:02

    Só pode ser piada, Fiscalizar Entre os Dias 15 e 19?, e ainda alegar que o tempo de 20 minutos, na véspera do 5º dia útil é Cumprido pelos bancos?.
    Dias próximos ao 5º dia útil, Chego a ficar mais de uma hora em alguns bancos para Atendimento, e sem contar que alguns bancos, regulam a senha para entrada, ou “fingem” estar sem sistema, para tentar forçar os clientes a usarem os caixas eletrônicos.
    Sem contar com a coincidência, da agencia da caixa da Moraes barros, Colocar o Guarda Volumes(que não Avia na agência) alguns dias antes da “tal” vistoria.

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