Primeiro caso de Covid-19 no Brasil completa um ano nesta sexta (26)

O primeiro caso confirmado foi em um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo (SP)

O Brasil identificou a primeira contaminação pelo novo coronavírus no final de fevereiro de 2020, exatamente no dia 26, enquanto a Europa já registrava centenas de casos de Covid-19. Nesta sexta-feira, dia 26 de fevereiro de 2021, o primeiro caso de Covid-19 no país completa um ano.

O primeiro caso confirmado foi em um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo (SP), que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 09 e 21 de fevereiro de 2020. Ao retornar da viagem, o paciente apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza).

A declaração de transmissão comunitária no país veio em março, mês em que também foi registrada a primeira morte pela doença.

Em abril, em meio ao isolamento social, o governo adotou medidas para mitigar o efeito da doença na economia, como linhas de crédito para as empresas, e enviou ao Congresso Nacional proposta de criação de auxílio emergencial, direcionado à população mais vulnerável.

Ainda em 2020, estudos sobre a vacina contra Covid-19 avançaram e tornaram real a possibilidade de imunizar a população. Em janeiro deste ano, o Brasil começa a vacinar grupos prioritários, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford.

Com casos ainda em alta e vacinação em andamento, no início de 2021, vários estados decretam toque de recolher para tentar conter o avanço da doença. E o carnaval é cancelado para evitar aglomerações.

*** Com informações da Agência Brasil

 

Informar Erro
Leia também