Shopping Piracicaba ilumina fachada de rosa para conscientizar pessoas sobre o câncer de mama

O diagnóstico precoce do câncer de mama ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz da doença

- PUBLICIDADE -

A fim de conscientizar as pessoas – em especial, as mulheres – sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, o Shopping Piracicaba iluminou toda a sua fachada de rosa, em alusão à campanha Outubro Rosa. Na ocasião, foram instalados 20 conjuntos de refletores ao longo da Avenida Limeira, proporcionando uma luminosidade rosa em toda a fachada do shopping.

Shopping Piracicaba ilumina fachada de rosa para conscientizar pessoas sobre o câncer de mama
Foto: Divulgação

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, conscientizar as pessoas sobre a importância do assunto, e, assim, reduzir a mortalidade. O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo, o câncer pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), órgão do Ministério da Saúde, em 2020 a incidência estimada de tumor em mulheres é de 29,7% – isso equivale a 66.280 casos novos só este ano, mantendo-se no topo dos casos novos entre o sexo feminino. O Inca afirma que a prática de atividade física e de alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associadas a menor risco de desenvolver câncer de mama: cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. A amamentação também é considerada um fator protetor.

SINTOMAS — Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.

CAUSAS — Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos agentes estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento (quanto mais idade, maior o risco de ter a doença), fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher (idade da primeira menstruação, ter tido ou não filhos, ter ou não amamentado, idade em que entrou na menopausa), histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

Informar Erro

- Continue depois do anúncio -

Leia também

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir