Saguis do tufo-preto são flagrados em bairro de Piracicaba

.

Foto: Gustavo Alves de Oliveira / PIRANOT

CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE

Chamados por moradores da região do Parque Primeiro de Maio, bairro de Piracicaba, o repórter cinematográfico Gustavo Alves de Oliveira, do PIRANOT, flagrou a presença de dois saguis do tufo-preto em uma área onde funciona o Pelotão Ambiental da Guarda Civil.

Os bichos são dóceis e os moradores os adoram. Alguns colocam frutas para os animais.

Foto: Gustavo Alves de Oliveira / PIRANOT

Também conhecidos como sagui-do-nordeste, sagui-do-cerrado, sauim, xauim, sauí, soim, massau, tamari e mico-estrela, dependendo da região do país, esses animais são espécies de primatas de tamanho pequeno com garras eficientes, o que garante movimentos rápidos e habilidosos ao pular de galho em galho (ou em fios e telhados) e escalar troncos das árvores.

Foto: Gustavo Alves de Oliveira / PIRANOT

- Continue depois da Publicidade -

A distribuição original deles é o cerrado e a região Nordeste do Brasil, acima do Rio São Francisco. Porém estes animais foram introduzidos pelo homem no sudeste e sul através da venda ilegal de filhotes retirados da mata. As pessoas os compram como pets, mas eles podem se tornar agressivos quando adultos (já que são animais silvestres e não domésticos) e assim acabam sendo soltos ou fogem para as matas e parques das cidades. Acredita-se que foi dessa maneira que os saguis foram parar nesta mata onde funciona a guarnição.

Foto: Gustavo Alves de Oliveira / PIRANOT

É importante alertar que os saguis podem transmitir vírus e bactérias para o homem e outros animais.

Ainda de acordo com os moradores, existe no local um mico leão dourado, porém nosso repórter não conseguiu achá-lo.

Foto: Gustavo Alves de Oliveira / PIRANOT

Recentemente Gustavo flagrou uma ‘invasão’ de capivaras na Avenida Beira Rio, região turística perto da ponte da Vila Rezende. Na época, 15 animais invadiram a via por volta das 19 horas. A notícia alcançou mais de 70 mil pessoas nas redes sociais. Clique aqui para ver essa também!

Informar Erro

- Continue depois da Publicidade -

Leia também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir