Reator ‘explode’ em usina da Raízen e funcionários temem risco de novos acidentes

Raízen falou sobre o caso

Uma máquina de pressão onde é cozinhado o bagaço da cana – parecido com um reator, muito usado pela indústria em geral – explodiu ontem (06), na Usina Costa Pinto, da Raízen, em Piracicaba (SP). Funcionários da empresa entraram em contato com o PIRANOT, enviaram imagens, e reclamaram do risco que estariam correndo.

Nas imagens, recebidas pelo PIRANOT, mostra o equipamento após a explosão. “Esse é o segundo acidente relacionado a este setor da usina. Solicitamos algumas manutenções, mas elas não são realizadas por completo”, contou um trabalhador. A multinacional não confirma o primeiro acidente que, segundo a fonte do jornal, teria ferido gravemente um outro trabalhador.

A explosão ocorreu por volta das 07 horas da manhã. Perto estariam ao menos três funcionários. O jornal teve acesso a um vídeo gravado logo após o acidente. Assista no final da notícia.

A Raízen se pronunciou sobre o ocorrido em nota enviada ao PIRANOT. Leia na íntegra:

A Raízen informa que no último domingo, 06/06, ocorreu um incidente na operação industrial da Unidade Costa Pinto, em Piracicaba. Imediatamente, adotou as medidas necessárias de contenção e precaução para que o episódio não se repita. A empresa informa que não houve feridos e esclarece que é a primeira ocorrência dessa natureza no equipamento em questão.

A Raízen reitera que tem a segurança como um valor fundamental e, por isso, busca assegurar um ambiente de trabalho íntegro e de respeito em todas as suas atividades, observando as normas de saúde e segurança do trabalho, inclusive de maneira colaborativa e com contribuições e sugestões de quem atua na linha de frente.

Sindicato se cala

Procuramos o Sindicato da Alimentação, que representa os funcionários da usina, mas até às 16h, o mesmo não retornou nosso contato. Um dos nossos questionamentos é sobre a reclamação do s trabalhadores em relação a manutenção do equipamento e a segurança no local, que deveria ser acompanhada pela instituição.

Vídeo exclusivo

 

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também