Piracicaba (SP): missa celebrará os 76 anos do Bispo Dom Fernando Masson

Cerimônia será na igreja da Praça José Bonifácio, no centro

No próximo dia 21 de janeiro, Dom Fernando Mason, OFMConv, administrador apostólico da Diocese de Piracicaba (SP), completará 76 anos de idade. Para celebrar a data, no dia 14 de janeiro uma missa em ação de graças pela vida, vocação e missão de Dom Fernando será realizada.

Piracicaba (SP): missa celebrará os 76 anos do Bispo Dom Fernando Masson
Foto: Divulgação

Segundo a Diocese, a celebração será na Sé Catedral Santo Antônio, às 20h, com restrição no número de fiéis, devido à pandemia da Covid-19. Cada paróquia será representada por cinco pessoas e as equipes diocesanas (pastorais, movimentos e associações) por uma pessoa.

Perfil de Dom Fernando Masson

Nascido aos 21 de janeiro de 1945, em Loreggia, região de Pádua, no norte da Itália, Dom Fernando é o oitavo de nove filhos do casal Florindo Mason e Ângela Piccolo Mason. Batizado em 28 de janeiro, recebeu o nome de Ernesto Ferdinando Mason. Mais tarde, ao tornar-se frade, adotou o nome de Fernando.

Dom Fernando é franciscano da Ordem dos Frades Menores Conventuais. Abraçando a ordem de São Francisco de Assis, optou por ser missionário e isso se concretizou ao deixar a terra natal, vindo para o Brasil em 1972, onde exerceu diversos serviços em diferentes cidades de São Paulo e do Paraná. Foi o primeiro bispo da Diocese de Caraguatatuba (SP). Em 25 de maio de 2005, foi nomeado bispo de Piracicaba, pelo Papa Emérito Bento XVI. Sua posse canônica ocorreu no dia 24 de julho, em solene celebração na Sé Catedral de Santo Antônio, onde tomou posse como 5º bispo da Diocese de Piracicaba. Seu lema episcopal é “Seguir Cristo feito obediente”.

Em janeiro de 2020, Dom Fernando completou 75 anos, atingindo a idade na qual a Igreja pede que um bispo apresente renúncia, conforme o Código de Direito Canônico. Assim, no dia 11 de novembro, o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia e constituiu Dom Fernando Mason Administrador Apostólico da Diocese de Piracicaba até a posse do seu sucessor, o bispo nomeado, Dom Devair Araújo da Fonseca.

Informar Erro

- Continue depois do anúncio -

Leia também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Prosseguir Mais detalhes