Patrimônio histórico de Piracicaba, EE Sud Mennucci passará por restauração

O prédio onde funciona o Sud Menucci foi inaugurado em 1917; a verba de R$ 2.064.822,22 para restauração vem do Governo do Estado de SP

- PUBLICIDADE -

A Escola Estadual Sud Mennucci — parte importante da história e da memória de Piracicaba — passará por restauração. A licitação (nº 69/00092/20/01) foi publicada no Diário Oficial do Estado e o investimento previsto é de R$ 2.064.822,22, recurso vindo do FDE (Fundo de Desenvolvimento Econômico). O Governo do Estado de SP liberou verba após articulação de Barjas Negri e do deputado estadual Roberto Morais.

Foto: Eleni Destro.

Tombada como patrimônio histórico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), a EE Sud Mennucci foi fundada em 1897, como Escola Complementar de Piracicaba, e ocupa o atual prédio desde 1917, há 103 anos.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Na descrição do restauro, estão previstas obras de recuperação desde a fundação do prédio – que ocupa um quarteirão inteiro no coração de Piracicaba, entre as ruas São João, Dr. Otávio Teixeira Mendes, Bom Jesus e XV de Novembro – até a substituição de lousas. Ainda estão elencados no memorial: serviços de hidráulica e elétrica, instalação e substituição de vidros, recuperação do sistema de esgoto, além de reparos na pintura externa e interna, entre outros. A madeira é um elemento presente em grande parte da construção. Portas, janelas, forros, escadas serão restaurados, além de receber tratamento contra cupins.

“A Sud Mennucci é uma das escolas em tempo integral implantadas quando eu era presidente do FDE. Sua importância para a educação, para a história de Piracicaba e para sua população, para a qual é referência, é grande. Preservá-la é uma conquista de todos”, comentou Barjas.

O dirigente de Ensino, Fábio Negreiros, lembra que a EE Sud Mennucci é um símbolo da educação não só de Piracicaba, mas do Estado de São Paulo, pela sua educação de excelente qualidade. “É uma escola de um tempo em que a educação era tratada de forma extremamente respeitosa pelos governos e por todas as instituições públicas. O fato de o Governo do Estado investir esse dinheiro no restauro mostra a sensibilidade com a preservação da história. É uma escola que tem atingido bons resultados graças à equipe de professores e alunos em período integral”, elogiou.

A ESCOLA — De acordo com informações da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, a Escola Sud Mennucci foi fundada em 1897, como Escola Complementar de Piracicaba. Foi voltada à formação de professores até 1911, quando passou a ser denominada Escola Normal. Na época, funcionava em um prédio situado na rua do Rosário, no Centro de Piracicaba. O prédio atual, que será restaurado, localizado na Rua São João Nº 1121, foi inaugurado em 1917 e, desde então, funciona como escola estadual.

Hoje, a EE Sud Mennucci atende cerca de 300 alunos com 1 turma do 6º ano do Ensino Fundamental e 8 turmas de Ensino Médio.

Foto: Eleni Destro.
Foto: Eleni Destro.
Foto: Eleni Destro.
Foto: Eleni Destro.
Foto: Eleni Destro.
Foto: Eleni Destro.
Informar Erro

- Continue depois do anúncio -

Leia também

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir