Hyundai construirá nova fábrica em Piracicaba para fabricar motores

Investimento é de R$ 350 milhões

A Hyundai Motors Brasil pretende construir uma fábrica de motores no Parque Automotivo, em Piracicaba. De acordo com o prefeito Barjas Negri, a negociação vem se desenrolando há dois anos e avançou neste ano quando, em agosto, a montadora encaminhou ofício à Prefeitura de Piracicaba requerendo análise de incentivos fiscais para a construção de acordo com a Lei Municipal nº 4020/95. Será utilizada uma área de 98 mil m2, com uma construção de 16.250 m2.

Foto: Arquivo

Segundo Barjas, essa é mais uma conquista para Piracicaba, principalmente para a criação de novos empregos. De acordo com o prefeito, num primeiro momento, a fábrica de motores vai gerar 150 empregos diretos no início das suas atividades (2022 até 2025), mas projeta-se 300 empregos em 2026. Barjas destacou que, além dos empregos diretos na fábrica, essa obra vai gerar centenas de empregos na fase de construção, o que é muito bom para a economia local.

“A Hyundai, desde sua implantação, tinha no seu planejamento a construção da fábrica de motores no Brasil e está confirmada em Piracicaba”, reforça.

Além disso, o prefeito comentou que o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba teve um papel importante, devido às negociações salariais para os próximos anos.

Sobre a expansão, o vice-prefeito José Antônio de Godoy explicou que, há dois anos, a Prefeitura de Piracicaba e a direção da Hyundai conversam sobre a construção de uma fábrica de motores no Parque Automotivo. A partir da consulta oficial, o prefeito Barjas Negri pediu que Godoy acompanhasse a tramitação do pedido junto ao Conselho Municipal de Expansão e Desenvolvimento Industrial e Comercial (Comedic) e aos departamentos e secretarias da Prefeitura.

“Nas reuniões com a direção da Hyundai sempre discutimos a implantação da fábrica de motores e era colocado que esperavam o momento adequado e volume de produção, agora se confirma a sua construção e a consolidação da empresa como uma das principais montadoras do Brasil”, avalia Godoy.

Para o secretário de Governo e Desenvolvimento Econômico, Kleyton Rohden, o investimento de mais de R$ 350 milhões vem em um momento importante de recuperação da economia, gerando novos empregos, impostos, renda, reiterando a consolidação e vocação de Piracicaba como importante polo do segmento automotivo.

No último dia 21 de outubro, a Secretaria de Finanças publicou no Diário Oficial o deferimento do pedido da Hyundai. A Prefeitura, de acordo com a legislação municipal, garantiu a isenção de ISS (Imposto Sobre Serviços) na fase da construção civil e também no período da instalação das máquinas.

Informar Erro

- Continue depois do anúncio -

Leia também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Prosseguir Mais detalhes