Há relação entre doenças bucais e problemas cardíacos? Entenda e saiba como evitar

Você sabia que doenças bucais podem ocasionar problemas cardíacos? Paulo Roberto Pulga da Silva, cirurgião-dentista do Sistema Hapvida, explica que isso é possível e também dá orientações de como evitá-los

As complicações podem surgir quando doenças bucais, como a periodontite e a cárie, não são tratadas. “As bactérias que causam essas doenças podem entrar em contato direto com a circulação sanguínea e provocar inflamação da artéria”, disse o cirurgião-dentista.

Foto: Divulgação

De acordo com Paulo, há estudos que mostram que placas de gordura que obstruem as artérias têm as mesmas bactérias que causam as doenças bucais.

Para evitar que isso ocorra, basta recorrer à prevenção. “É importante prevenir as doenças bucais, com visitas regulares ao seu dentista”, completou. O tratamento precoce é essencial para evitar a evolução das doenças. “Cuidem muito bem de sua saúde bucal e vá ao dentista regularmente”, finalizou.

Sobre o Sistema Hapvida

Com mais de 6,7 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, RN Saúde, Medical, Grupo São José Saúde, além da operadora Hapvida e da healthtech Maida. Atua com mais de 36 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 45 hospitais, 191 clínicas médicas, 46 prontos atendimentos, 175 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

Informar Erro
Leia também