Texto por Varuna Viotti Victoria
Os primeiros seis anos de vida são os mais importantes na formação de um ser humano. É nessa faixa etária que, além da importância da estimulação para o desenvolvimento físico e biológico da criança, se faz essencial investir muito em sua formação emocional, criação de valores éticos, de regras e disciplina, inteligência sócio emocional, enfim, nessa faixa etária, plantamos todas as sementes que irão florescer ao longo da vida dessa criança.
A família é uma parte muito importante nesse processo, mas sozinha não consegue prover seus filhos com todos os estímulos necessários para um bom desenvolvimento global. A Escola de Educação Infantil tornou-se há muitos anos uma coadjuvante preciosa na formação desses filhos. Deixou de ser uma simples cuidadora de crianças para tornar-se uma valiosa ajudante em sua formação, oferecendo os estímulos necessários para que se efetive de fato, todo o potencial que elas possuem.
O ambiente físico de uma escola infantil, seus profissionais especializados em estimular adequadamente todas as áreas do desenvolvimento da criança são indispensáveis na vida dos filhos e de suas famílias!
Com essa pandemia que estamos vivendo, a Educação Infantil Particular está vivendo um problema bastante preocupante. Diferente de grandes escolas, que possuem outras faixas etárias, as escolas infantis, dependem essencialmente da permanência dos pais, ajudando a prover as despesas financeiras da escola. Os colégios grandes, mesmo tendo uma diminuição em sua entrada no tocante à Educação Infantil, continuam tendo uma entrada das mensalidades de outras faixas etárias e conseguem se manter com aulas online.
Não é o caso das escolas infantis. A insegurança quanto a volta presencial na educação como um todo, tem gerado também uma insegurança grande em proprietários dessas escolas. Perda de alunos porque pais voltaram a trabalhar e precisam pagar pessoas que fiquem com seus filhos, pais que preferem tirar da escola porque o serviço não está sendo oferecido, enfim vários tipos de ações que deixam essas escolas numa situação bastante difícil.
Apesar de não termos um funcionamento presencial, estamos nos esforçando muito para oferecer ensino através de atividades online, com vídeos gravados e algumas chamadas ao vivo aos nossos alunos. Não é fácil porque essa faixa etária tem limitações nesse sentido, mas mesmo assim as professoras se esforçam ao máximo para não perder o vínculo com as crianças e famílias e temos conseguido bons resultados.
Não estamos ausentes da vida desses alunos e dessas famílias. A empresa continua existindo, com seus gastos, suas responsabilidades, com vários funcionários numa folha de pagamento, aluguel e outras despesas a mais. Não temos outras faixas etárias que possam nos prover com seus pagamentos e sim, apenas, a Educação Infantil. É importante que as famílias entendam essa situação emergencial. Estamos dando descontos, analisando caso a caso e sabemos também dos problemas que os pais estão enfrentando com redução e até perdas em seus salários.
Precisamos nos ajudar mutuamente neste momento. Temos grande esperança que voltaremos em setembro com aulas presenciais e é preciso que as famílias confiem nisso também e mantenham o seu apoio financeiro para que possamos nos manter até lá. É preciso que os pais percebam o quanto é importante trazer de volta os seus filhos para a escola em que se sentem seguros, felizes, principalmente, após todo esse tempo em casa e num clima estressado.
O momento é difícil para todos e no mundo todo. Aqui, em nosso país, as condições são mais complicadas. Embora o Governo tenha disponibilizado momentaneamente alguma ajuda como suspensão de contratos e redução de salários, não sabemos o quanto isso vai permanecer. Precisamos o mais rápido possível voltar a uma situação estável, para que possamos caminhar novamente com segurança e estabilidade financeira.
Mais importante ainda é podermos sentir que os pais valorizam a escola de seus filhos, como valorizamos a presença deles não apenas em nossas escolas, mas também em nossas vidas.
Esperamos muito que as autoridades responsáveis entendam toda essa dificuldade das escolas infantis e nos tragam soluções para que possamos nos manter e continuar oferecendo esse trabalho tão importante para a vida de nossas crianças, mesmo porque a Rede Municipal de Ensino não tem condições de inserir todos esses alunos em suas creches. Essa parceria entre creches e escolas particulares é fundamental para inserir todas as crianças que estão nessa faixa etária tão importante em seu desenvolvimento.
Enfim, é uma questão de valorização da Educação Infantil como um todo. Por parte das famílias, do Governo e dos órgãos responsáveis para a continuidade desse serviço tão precioso que oferecemos as nossas crianças.
Varuna Viotti Victoria é pedagoga e diretora de Escola de Educação Infantil em Piracicaba.