Em Piracicaba, vacinação contra gripe acontece neste sábado (02) na zona rural

Em Piracicaba, a Secretaria Municipal de Saúde realiza, neste sábado (02), o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe (Influenza) na zona rural do município. A estrutura de atendimento à população será composta por cinco unidades de saúde — UBS Tanquinho, UBS Anhumas, UBS Ibitiruna, UBS Artemis e UBS Santana –, além de mais 45 pontos estratégicos (fixos e volantes). A tabela com locais, endereços e horários de funcionamento pode ser conferida no final desta reportagem.

Foto: Divulgação/Agência Brasil

Por conta da logística, a vacina estará disponível para todos os grupos prioritários desta vez, ou seja, crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, indivíduos a partir de 60 anos, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (com apresentação da prescrição médica no ato da vacinação), além de pessoal das forças de segurança.

A Vigilância Epidemiológica do município informa que, após a realização deste Dia D na zona rural, o cronograma de vacinação mediante grupos prioritários e estabelecido pelo Ministério da Saúde volta a ser seguido.

Etapas anteriores

Na primeira etapa da campanha, iniciada em 23 de março, apenas idosos e profissionais da área da saúde foram vacinados. Já na segunda etapa, que teve início em 16 de abril e segue em andamento, além do grupo anterior, podem se vacinar também profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A terceira etapa terá início no dia 9 de maio. Neste dia, receberão a vacina: crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas com deficiência. Só na quarta e última etapa, a partir de 18 de maio, serão vacinados adultos de 55 a 59 anos e professores das escolas públicas e privadas.

É importante ressaltar que a vacina não imuniza contra o novo coronavírus (Covid-19). A composição da vacina é estabelecida anualmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com base nas informações recebidas de laboratórios de referência sobre a prevalência das cepas circulantes. (linhagem B/Victoria).

  • ESTAMOS NO INSTA – conheça e siga o PIRANOT também no Instagram. Clique aqui.
Informar Erro

- Continue depois do anúncio -

Leia também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Prosseguir Mais detalhes