Em Piracicaba, UPA Vila Cristina recebe 07 ventiladores pulmonares para Covid-19

A Prefeitura de Piracicaba informou que a Secretaria de Saúde do município recebeu, nesta terça-feira (07), sete novos respiradores (ventiladores pulmonares) à UPA Vila Cristina, que funcionará como “Hospital de Campanha” contra o coronavírus (Covid-19) a partir de maio. Os equipamentos são fundamentais no combate contra o coronavírus para os casos graves e vão equipar os sete leitos de UTI da unidade.

Imagem: Stephane Mahe / Reuters.

Sobre o andamento do “Hospital de Campanha”, está sendo finalizado no momento piso externo da frente e em toda a lateral da unidade. Vários profissionais cuidam da parte elétrica, iluminação e acabamento. Nesta segunda-feira (06), todos os 52 leitos já estavam instalados. Outra grande parte da mobília será transferida para o local nesta quarta-feira (08).

Os respiradores foram comprados diretamente do fabricante, o que gerou uma verdadeira celeuma pelo fato de o Ministério da Saúde ter definido que apenas o órgão federal pudesse receber os ventiladores, numa espécie de confisco, o que exigiu ação rápida da Procuradoria Geral do Município para garantir a compra. Segundo Sergio Bissoli, procurador geral do Município, a rapidez com que a Prefeitura entrou com a Ação de Obrigação de Fazer, tanto contra a empresa quando contra a União Federal, foi primordial. “Foi concedida a tutela de urgência desses respiradores. Vale ressaltar que a intervenção da Justiça Federal de 1º Grau em Piracicaba foi decisiva em favor do Município”, comentou Bissoli.

O desfecho positivo da ação foi comemorado pelo prefeito Barjas Negri, que enalteceu o trabalho do procurador geral. “Esse é um pequeno alento em meio a tantas notícias difíceis”, comunicou o prefeito Barjas Negri.

Obra da Nova UPA Vila Cristina. Foto: Divulgação.
Obra da Nova UPA Vila Cristina. Foto: Divulgação.
Obra da Nova UPA Vila Cristina. Foto: Divulgação.
Obra da Nova UPA Vila Cristina. Foto: Divulgação.
Informar Erro
Leia também