Em Piracicaba, UBS Caxambu é reinaugurada após reforma

.

Foi reinaugurada a Unidade Básica de Saúde (UBS) Caxambu, que passou por reforma e ampliação. Esta era uma reivindicação da comunidade local e dos profissionais de saúde. A UBS Caxambu começou a funcionar oficialmente no dia 25 de fevereiro de 2003. São, portanto, 17 anos de existência e de muito trabalho em uma região de alta concentração populacional. Estão registradas em sua área de cobertura cerca de 35 mil pessoas, oriundas dos seguintes bairros: Jardim Caxambu, Jardim Elite, Higienópolis, Nova América, Água Branca, Monte Feliz, Ary Coelho, Jardim Califórnia, Jardim Brasil, Jardim Colonial, Jardim Ipê, Chicó, São Luiz, Residencial Bertolucci, Alto do Astúrias e Jardim Monte Carlo.

Foto: CCS

Participaram do evento o secretário de Saúde, dr. Pedro Antonio de Mello, a coordenadora médica da Atenção Básica, Anay Ferrer, a coordenadora de enfermagem da Atenção Básica, Tatiana Bonin, a enfermeira responsável por esta unidade, Camila de Souza Costa, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Milton Costa, o presidente da Comissão Local de Saúde, Silvestre Dílio, a coordenadora do Departamento de Saúde Bucal, dra. Dirce Valério, a coordenadora do Departamento de Assistência Farmacêutica, Ana Raquel, as apoiadoras da Atenção Básica, Gislene Nicolau Milla e Rosângela Rezende Pereira, além de representantes das comunidades de abrangência, moradores da região e a equipe de profissionais de saúde da unidade, composta por médicos, enfermeiros, auxiliares técnicos, farmacêuticos, técnicos de enfermagem e estagiário.

REFORMA – A reforma resultou na ampliação da sala de espera, com uma nova recepção; novas disposições dos sanitários, atendendo às normas de acessibilidade; adaptações nos consultórios incluindo WC; consultório odontológico adaptado para 2 equipes; melhorias nas áreas de uso exclusivo dos funcionário; novas bancadas e novos gabinetes para os consultórios; nova rede hidráulica (água e esgoto); reconstrução parcial da rede elétrica do prédio existente, e pintura geral.

Foi feita ainda a ampliação de aproximadamente 148 m2 com a construção de uma nova farmácia com melhores condições de atendimento a população e de uso pelos funcionários. A farmácia tem acesso independente, com a construção da rampa lateral. Foi feita também nova cobertura para a área de ambulância em frente ao prédio e novos abrigos para os lixos orgânicos, recicláveis, hospitalares e para os compressores.

Os recursos que permitiram as melhorias são oriundos de emendas parlamentares do deputado estadual Vanderlei Macris (PSDB) e do senador Airton Sandoval (MDB). Durante o período da reforma da unidade, os pacientes do setor odontológico da área de abrangência do Caxambu na UBS foram atendidos na USF Serra Verde. Para o início da semana que vem está previsto o retorno da farmácia em sua nova sede. Durante a obra, a farmácia do Caxambu ficou alocada em sala emprestada da USF Jardim Oriente.

Informar Erro

- Continue depois do anúncio -

Leia também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Prosseguir Mais detalhes