Conecte seu site To connect your site, add the meta tag below to the tag in your website's HTML and then enter the URL of your site in the field below. Learn more about connecting your site with Instant Articles. Wordpress plugin users Use 198240126857753 as the Page ID in the settings of the Instant Articles plugin for WordPress.

Em Piracicaba, Semae e Prefeitura assinam contrato de combate a perdas físicas

O prefeito Barjas Negri e o presidente do Semae, José Rubens Françoso, assinaram nesta semana o contrato para a substituição de 6.000 metros de rede de água de antigos ramais de distribuição. A empresa BBL Nordeste foi a ganhadora da licitação, por ofertar menor preço. O investimento será de R$ 2,4 milhões e está dentro das ações do Plano de Combate às Perdas Físicas.

Foto: Divulgação.

Segundo o presidente do Semae, José Rubens Françoso, a execução das obras abrange toda a cidade e será realizada com supervisão da equipe de engenharia da autarquia. O contrato terá validade de um ano. Ao final dessa etapa, ele espera que uma redução do índice de perdas físicas.

De acordo com Ana Beatriz Cabana, engenheira do Semae, “a finalidade dessa contratação é a prestação de serviços comuns, como substituição de redes de abastecimento com adequações das ligações existentes, detecção, descobrimento e nivelamento de caixas de registro, substituição ou manutenção de válvulas. Está previsto no contrato 2.000 ligações, que estão diretamente relacionadas com as trocas de rede”.

Já o prefeito Barjas Negri comentou que o Semae já finalizou seis etapas de implantação do combate às perdas físicas, mas continua com serviços complementares. As obras para reduzir as perdas no sistema de abastecimento de água foram iniciadas em 2015. O primeiro bairro foi a região do Boa Esperança, que contava com maior número de vazamentos na época. Todas essas ações estão previstas no diagnóstico realizado na revisão do Plano Diretor de Combate às Perdas, elaborado em 2013/2014.

Mais investimentos

A autarquia, como explicou José Rubens, tem investimentos constantes no combate às perdas. Está em andamento, desde novembro de 2019, o contrato — com investimento de R$ 3,3 mi — de localização de vazamento não visíveis, realizado pela empresa Consórcio AMF/BBL, vencedora da licitação pelo menor preço.

O engenheiro do Semae, Pedro Caes, enfatizou que “o Semae já concluiu a implantação dos 23 setores de abastecimento, definidos no Plano de Combate às Perdas às Perdas físicas de Água. Dentro dos setores foram instaladas 100 estruturas de redutoras de pressão, com sensores de pressão e vazão, conectadas online, fornecendo informações 24 horas por dia. A situação do abastecimento nos referidos setores é de fundamental importância para a redução das perdas físicas de água, a fim de garantir melhor regularidade do sistema de abastecimento de água com volume e pressões adequadas”.

Informar Erro

- Continue depois do anúncio -

Leia também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Prosseguir Mais detalhes