Em Piracicaba, nova UPA Vila Cristina recebe gerador de energia

A nova UPA Vila Cristina recebeu, nesta segunda-feira (13), um gerador de energia que irá atender a unidade de saúde em casos de interrupção no fornecimento de energia elétrica. A força-tarefa para conclusão da nova UPA continua esta semana com a chamada limpeza fina e outros ajustes para a entrega da obra e seu funcionamento até o fim do mês. A ação, que reúne equipes de todas as secretarias, vai garantir que a UPA seja entregue à população com dois meses de antecedência.

Foto: Eleni Destro.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, trata-se de um gerador carenado silencioso de 375 KVA de potência. Com ele, estará garantido o funcionamento de equipamentos médicos e de pontos de energia essenciais da UPA. O gerador será instalado por equipes da própria Prefeitura.

Apoio para pacientes de coronavírus (COVID-19)

A nova UPA Vila Cristina poderá ser um dos pontos de atendimento aos pacientes que apresentem sintomas da Covid-19, doença causada pelo coronavírus, e é mais uma das ações para o enfrentamento da pandemia e a redução dos seus efeitos na cidade. A nova UPA fica na Rua Dona Anésia, atrás do Supermercado Dia, no bairro Jaraguá.

A Nova UPA Vila Cristina é considerada um empreendimento moderno, com 10 consultórios e 52 leitos. Além da infraestrutura básica para separar adultos de crianças, haverá brinquedoteca e fraldário. A unidade, com mais de 2,3 mil metros de área construída, terá capacidade para atender a população das regiões da Vila Cristina, São Jorge, Jaraguá, Pauliceia, Novo Horizonte/Santa Fé, Parque dos Eucaliptos e zona rural.

De acordo com o secretário de Saúde dr. Pedro Mello, a unidade trará ainda mais qualidade à rede de pronto atendimento. “Será uma unidade horizontal, humanizada, com acolhimentos separados para crianças e adultos, o que era uma reivindicação da sociedade, além de acessibilidade e sanitários adequados aos deficientes e ostomizados. Estão sendo adquiridos equipamentos de alta tecnologia para que a nova UPA seja uma referência em urgência e emergência em Piracicaba”, disse.

Desde o mês passado, o prefeito Barjas Negri já vinha discutindo como antecipar a conclusão da UPA para integrar a infra-estrutura da rede municipal de saúde na “guerra” contra o coronavírus. Na semana passada, dentro do planejamento, com reuniões setoriais, foi centralizado o atendimento de suspeitos de Covid-19 no Centro de Triagem do Coronavírus, ao lado da UPA Piracicamirim.

Barjas comentou que essa força-tarefa, neste momento, garantirá a antecipação da conclusão e o funcionamento da nova UPA da região da Vila Cristina e Jaraguá.

Detalhes da obra

Área de terreno: 4.153,87 m²
Área de construção: 2.367,82 m²
Número de leitos: 52 — sendo 12 leitos infantis; 15 femininos; 16 masculinos, 6 de emergência e 3 de isolamento
Consultórios: 10, sendo 4 infantis

Informar Erro
Leia também