“É preciso entender que estamos num momento atípico e que isso vai passar”, diz psicóloga ao PIRANOT
A psicóloga Monica Lange, do grupo São Francisco, concedeu uma entrevista ao PIRANOT, na noite desta quinta-feira (06), onde falou um pouco sobre os problemas mentais que as pessoas estão tendo nesses tempos difíceis de pandemia do coronavírus (Covid-19). “Estamos vivendo uma situação bastante atípica. Acredito que em nenhum outro momento da história mundial tivemos um isolamento tão grande e massacrante como este, com medo constante de contrair a doença, com medo de perdermos nosso emprego devido à pandemia e, assim, até da nossa eventual condição financeira”, comentou a psicóloga. Embora os medos sejam os mais diversos, é necessário nos cuidarmos para que, principalmente, não contraíamos também transtornos psicológicos.

Se sintomas como dificuldade para dormir, alteração de apetite e mudança abrupta de humor, por exemplo, estiverem em algum momento a níveis desregulados, atrapalhando, inclusive, rotinas básicas do dia-a-dia, talvez isso seja um indicativo da necessidade de procurar por uma ajuda especializada. “É importante, primeiro, entender e aceitar que estamos vivendo algo atípico, mas que, em algum momento, vai passar. Precisamos desenvolver uma tolerância com a situação e principalmente uma auto-tolerância de viver um momento como esse. A criação de uma rotina saudável dentro de casa já ajuda muito em casos como esse”, contou.
A psicóloga lembrou, também, da importância das pessoas evitarem aquilo que chamou de “bombardeio de notícias negativas por parte da mídia.” “Procure ler o veículo de sua confiança uma vez por dia, ou até dia sim e dia não. Se eu colocar minha mente sob esse estímulo constante de tragédias, fatalmente eu vou vibrar tragédia. Faça um filtro dessas informações. Ouça uma boa música, assista um bom documentário, assista um bom filme”, explicou.
Confira abaixo, na íntegra, a entrevista que a psicóloga Monica Lange gentilmente concedeu ao PIRANOT.
Ver essa foto no Instagram
Leia mais também aqui no PIRANOT:
- Humberto de Campos, ex-prefeito de Piracicaba, morre aos 83 anos
- Em Piracicaba, profissional da saúde perde batalha para o coronavírus aos 40 anos
- Forte colisão entre veículos no Centro de Piracicaba derruba semáforo e causa congestionamento
- Caso de jovem encontrada morta em Piracicaba será noticiado no Cidade Alerta
- Piracicaba avança à fase amarela do Plano São Paulo; poderão reabrir comércios não essenciais
- Em Piracicaba, criança de 14 anos que ficou perdida em canavial ganha festa da Guarda Civil
- Estado libera construção do reservatório de Duas Pontes; Piracicaba e outras 22 cidades serão beneficiadas