Doria mantém Piracicaba (SP) na Fase Laranja e anuncia restrição de circulação

Doria também determinou a restrição de circulação de pessoas das 23h às 05h em todo o Estado

O Governo de São Paulo manteve a região de Piracicaba (SP) na Fase Laranja do Plano São Paulo em atualização anunciada nesta quarta-feira (24). Doria também determinou a restrição de circulação de pessoas das 23h às 05h em todo o Estado. A regra entra em vigor a partir desta sexta-feira (26), e valerá até o dia 14 de março.

Foto: Governo do Estado de São Paulo

A medida anunciada hoje é complementar ao plano de flexibilização econômica e ocorre após o Estado registrar maior número de pacientes com Covid-19 internados em UTI desde o início da pandemia.

“Dado ao fato de que chegamos ao recorde de internados com Covid-19 no sistema hospitalar de São Paulo, o Governo de São Paulo, atendendo expressa recomendação do Centro de Contingência, decreta restrição de circulação de pessoas das 23h às 05h em todo o Estado, de 26 de fevereiro a 14 de março”, disse o governador João Doria em coletiva de imprensa.

O governo afirmou ainda que desta vez fará uma força-tarefa para ampliar a fiscalização dos estabelecimentos, mas não esclareceu o que será feito com o cidadão que desrespeitar a medida.

“Há uma força tarefa de fiscalização, para que essas medidas sejam seguidas por todos. Isso vai ser feito em conjunto pelas vigilâncias sanitárias municipais e do Estado, pela Polícia Militar e pelos Procons. E aqui temos o 0800 para denúncias da população [0800-771-3541]”, afirmou o coordenador do Centro de Contingência da Covid-19, o médico Paulo Menezes.

Região na Fase Laranja

A região de Piracicaba (SP) foi mantida na Fase Laranja do Plano São Paulo. No último Plantão Coronavírus divulgado pela Prefeitura de Piracicaba na tarde de ontem (23), a cidade havia registrado três mortes e mais 122 novos casos nas últimas 24 horas.

Em relação à taxa de ocupação de leitos, a Prefeitura informou que 61% dos leitos de UTI e 29% de enfermaria estão ocupados. Uma nova atualização dos números da doença será divulgada na tarde desta quarta-feira (24).

Regras para Fase Laranja

  • Todos os setores de comércio e serviços passam a ser permitidos. A exceção é o atendimento presencial em bares, que continua proibido. No entanto, bares que servem comida (operam como restaurantes) podem funcionar;
  • Capacidade de ocupação: 40% em todos os setores;
  • Funcionamento máximo: 8 horas por dia;
  • Horário de fechamento: atendimento presencial das 06h às 20h;
  • Lojas de conveniência só podem vender bebida até 20h;
  • Parques municipais podem abrir;
  • Atividades culturais como cinema e teatro podem funcionar;
  • Eventos que geram aglomeração, como festas, baladas e shows continuam proibidos.
Informar Erro
Leia também