Casarão do Turismo será reaberto ao público neste final de semana

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) dentro do Casarão do Turismo, principal posto de informação turística da cidade, que fica na Rua do Porto, será reaberto ao público neste final de semana, com seu espaço interno completamente reformulado para abrigar um novo Centro de Informações Turísticas, com salas de exposições permanentes e temporárias, além de espaço organizado para o receptivo turístico, biblioteca e sala de reuniões.

O Casarão do Turismo funciona como importante fonte de informação de utilidade pública sobre os passeios e eventos, divulgando a programação da cidade, tanto para os turistas, como para os moradores de Piracicaba. Esta reforma interna do espaço faz parte do Plano de Governo do prefeito Gabriel Ferrato, e também está dentro do programa de infraestrutura turística do PPA da Setur, com objetivo de revitalizar os espaços públicos para visitação.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O projeto, que foi contratado pela Secretaria de Turismo e idealizado pela arquiteta Larissa Fonseca, tinha a finalidade de apresentar aos visitantes a história de um dos principais pontos turísticos da cidade. São quatro ambientes estruturados para visitação pública e que nos levam a entender a história e as várias funções que a Rua do Porto teve ao longo do desenvolvimento da cidade. A sala de entrada será usada para receber exposições itinerantes e, para isso, o ambiente conta com uma decoração mais clean e flexível, com finalidade de abrigar diversos tipos de exposições, desde quadros até esculturas de tamanhos diversos.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Depois de passar pelo ambiente de entrada, a sala seguinte apresenta uma linha do tempo do rio Piracicaba, por meio de cinco periscópios, peças interativas que tornam a visita muito mais interessante. Neste mesmo ambiente, há o destaque para a janela que foi transformada numa moldura que nos leva a contemplar a paisagem do rio Piracicaba, juntamente com imagens que mostram a história do rio ali representado.

Na última sala de exposições, temos outros dois elementos de grande destaque para a decoração: uma estrutura em madeira ergue-se acima do piso, trazendo ondulações que se assemelham ao curso da água, e acima dela uma canoa de pesca acomoda-se com uma paisagem iluminada do rio ao fundo trazendo para dentro do espaço toda a beleza exterior da orla de nossa cidade. Além disso, uma luminária feita por artesãos da cidade simboliza a rede de pesca e os peixes pescados no rio.

Outro importante elemento nesse ambiente é uma prateleira em formato de árvore, que remete ao Tamboril, uma frondosa espécie considerada símbolo de Piracicaba por estar presente nas margens do rio, e amplamente utilizada para a confecção dos barcos de pesca. Estas prateleiras foram projetadas para acomodar a folhetaria, que ficará à disposição dos visitantes, com todas as programações turísticas da cidade. Dentro do espaço também foi projetada uma biblioteca, que é um espaço onde pesquisas e leituras relacionadas ao rio e a cidade poderão ser realizadas. Ainda existe uma sala de reuniões e uma sala com estação de trabalho, que serão utilizadas pela Secretaria de Turismo em suas atividades.

O Centro de Atendimento ao Turista atenderá visitantes da Rua do Porto e turistas aos finais de semana e feriados, das 10h às 18h, oferecendo um serviço de receptivo turístico, onde os turistas encontram a sua disposição os folhetos dos roteiros turísticos bilíngues da cidade, além de diversas informações sobre a localização de atrativos turísticos, opções de lazer e hospedagem, informações históricas e sobre os eventos do município.

Além disso, o espaço do Casarão poderá receber visitas durante a semana, mediante agendamento na Secretaria de Turismo, pelo telefone (19) 3403-1275 ou e-mail [email protected]

Informar Erro

- Continue depois do anúncio -

Leia também

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir