5º caso de morcego com raiva é registrado em Piracicaba neste ano

No bairro Pau D’alhinho…

- Continue depois da publicidade -

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) encontrou, na semana passada, um morcego caído no quintal de um imóvel no bairro Pau D’alhinho, em Piracicaba (SP). O morcego foi recolhido e encaminhado para análise no laboratório do CCZ-São Paulo, onde ficou confirmado tratar-se de um animal com o vírus da raiva. Este é o 5º morcego diagnosticado com a doença somente este ano aqui no município.

O morcego em questão é insetívoro e silvestre. Ele possui porte pequeno e pertence à família Molossidae, da espécie Molossus molossus, comum na cidade e também em áreas rurais. Essa espécie forma grandes colônias, de 150 a 1.000 indivíduos, e se abriga em fendas de rochas, ocos de árvores e edificações humanas.

Somente neste ano, já foram recolhidos pelo CCZ e enviados para diagnóstico cerca de 190 morcegos, sendo cinco positivados com o vírus da raiva: dois foram encontrados no bairro Parque Orlanda, um no bairro Jupiá, um no Centro e este último, no bairro rural do Pau D’alhinho. No ano passado, cerca de 300 foram recolhidos, sendo que 10 estavam com a doença.

VACINAÇÃO DE CÃES E GATOS — O CCZ orienta que animais domésticos (cães e gatos) que não estejam com a vacina antirrábica em dia, sejam vacinados, pois o vírus da raiva está circulando na região e os animais ficam expostos à contaminação. Portanto, fica o alerta a donos de cães e gatos.

Caso o morador encontre algum morcego caído em seu imóvel, favor entrar em contato com o CCZ pelo telefone 3427-2400, de segunda a sexta-feira, das 07h às 16 horas. Aos sábados das 07h às 15h45. Aos domingos das 07h às 11h45.

Informar Erro

- Continue depois do anúncio -

Leia também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir