Vacinação antirrábica na Zona Urbana de Piracicaba começa neste sábado (23)

.

Foto: Reprodução

Começa dia 23 de setembro e vai até 22 de novembro a campanha de vacinação antirrábica na Zona Urbana. Os postos de vacinação vão abrir durante 08 sábados, das 8h às 17 horas. As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estarão distribuídas, ao longo desse período, em 143 postos de atendimento. A meta é vacinar 27.000 animais.

Para a campanha, nove equipes, compostas por vacinadores devidamente capacitados, estarão em ação, com material descartável e de uso individual. O CCZ orienta que os animais devem ser conduzidos aos postos de vacinação por adultos e presos em guias. Aos mais agressivos, é obrigatório o uso da focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte ou em sacos, como aqueles para embalar cebolas, para evitar fugas e possíveis acidentes com o animal, proprietário e vacinadores.

Todos os cães e gatos, a partir dos 03 meses de idade, podem receber a vacina. Animais doentes, em tratamento ou debilitados devem aguardar a recuperação e a alta do seu médico veterinário, assim como as gestantes e com crias esperarem o desmame dos filhotes para receberem a vacina. Nesses casos, as vacinas podem ser aplicadas posteriormente, de segunda a sábado, das 8h as 16 horas, no CCZ, que funciona como posto fixo de vacinação durante todo ano.

De acordo com Paulo Lara, médico veterinário responsável técnico do Canil do CCZ, “a vacinação é muito importante para prevenir a Raiva, uma doença que mata e é transmitida por todos os mamíferos, principalmente os morcegos, que atualmente contribuem para circulação e manutenção do vírus na zona urbana”.

ZONA RURAL – A etapa da campanha de vacinação contra a raiva na zona rural superou a meta deste anos, estabelecida pelo CCZ, com base em históricos anteriores, de imunizar 10.000 animais. Foram 8.573 cães e 1.568 gatos, totalizando 10.141. O destaque foram os gatos, cuja população atendida superou o índice de 2015 em 7,4 %.

ONDE? – Confira na imagem a seguir os locais de vacinação:

 

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também