Connect with us

Notícias

Piracicaba tem qualidade de vida comprovada pelos números; conheça os rankings em que a cidade é destaque

Fernanda Maestro

Published

on

Piracicaba é uma cidade pujante. Ao completar 252 anos de vida, a cidade coleciona bons índices sociais, apresentando uma economia diversificada e rica: o PIB do município é de R$ 21, 6 bilhões, posicionando-o como o 14º maior PIB paulista e 37º do país. Ao se comprar o PIB per capita, Piracicaba deixa para trás dez capitais brasileiras, mostrando sua força diante de grandes centros urbanos.

Foto: Divulgação

Confira a seguir alguns indicadores que mostram porque Piracicaba é referência em qualidade de vida: Piracicaba está no topo do Ranking do Saneamento Básico há três anos consecutivos (2017, 2018, 2019), segundo a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). A cidade atingiu 500 pontos, o que a torna referência de qualidade no abastecimento de água, na coleta e tratamento de esgoto, além da coleta e da destinação do lixo doméstico.

A cidade também é destaque em Gestão Pública, ocupando o 2º lugar (2018) no Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), ranking desenvolvido pela consultoria Macroplan. Na somatória de todas das áreas avaliadas, Piracicaba registrou índice de 0,739 e ficou atrás apenas de Maringá, município do Paraná. Em Saneamento e Sustentabilidade, por exemplo, o município obteve o índice de 0,947, a 9ª melhor posição no Brasil.

O pioneirismo da cidade neste quesito é evidente, tanto que Piracicaba recebeu um prêmio como consequência do trabalho realizado para a concretização das Parcerias Público-Privadas (PPPs) na gestão de resíduos e saneamento, o Prêmio InovaCidade de Inovação Urbana (2017), conferido durante o Smart City Business America Congress & Expo.

Outra questão sensível aos brasileiros é a segurança pública e, também neste tópico, Piracicaba está na dianteira. De acordo com o Ranking de Exposição a Crimes Violentos das Cidades do Estado de São Paulo, divulgado pelo Instituto Sou da Paz em parceria com o Jornal O Estado de São Paulo, o município ocupa 4º lugar em Segurança Pública. (2018). Tal ranking foi criado a partir do Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV) e os dados divulgados consideram crimes letais, sexuais e contra o patrimônio. O indicador permite ainda, a comparação de vulnerabilidade da população a esses crimes, tanto entre os municípios quanto ao longo dos anos.

Por fim, é preciso salientar que políticas públicas assertivas unidas à veia empreendedora do piracicabano permitiram que o município atingisse a 11ª posição no Ranking Connected Smart Cities, que avalia o Desenvolvimento Econômico: (2018). Em apenas um ano, a cidade saltou da 73ª posição, em 2017, para a 11ª, alcançando a nota 8,229, dentre a pontuação máxima possível de 15.

Jornalista formada pela Universidade Metodista de Piracicaba. Trabalhou em campanhas políticas e estagiou na Câmara de Vereadores de Piracicaba. Atualmente, integra a equipe dos jornais PIRANOT e PORJUCA.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.