Connect with us

Rio Grande do Sul

Dia do Gaúcho – 20 de setembro, marco da revolução farroupilha

Rafael Fioravanti

Published

on

O Dia do Gaúcho é comemorado em todo 20 de setembro. E a data não é à toa: você sabia que a data foi escolhida por conta da Revolução Farroupilha? A comemoração é feriado estadual em todo o Rio Grande do Sul.

A Revolução Farroupilha não é parte importante apenas da história gaúcha, mas de todo o Brasil. Também conhecida como Guerra dos Farrapos, o evento teve início no dia 20 de setembro de 1835 e terminou dez anos depois, no dia 01 de março de 1845.

A Revolução Farroupilha é tida como um episódio importantíssimo na história gaúcha, por conta de sua rebelião. Foi a revolta do Estado contra o Governo Imperial do Brasil, no qual os gaúchos manifestavam um desejo quase obsessivo em se separar do país. A batalha também recebeu o nome de Guerra dos Farrapos, dada as péssimas condições das vestes de seus combatentes. Entre os principais líderes do movimento, destacavam-se Bento Gonçalves, Giuseppe Garibaldi, Barão de Caxias e Pedro II.

Por fim, selou-se um acordo de paz entre ambas as partes envolvidas — Estado de Rio Grande do Sul e o Governo Imperial — e a guerra chegou ao fim.

No Dia do Gaúcho, 20 de setembro, o Estado comemora a importância da data com muita comemoração e, claro, com muita ode a esse pedaço importante da história do Brasil.

Rafael é formado em jornalismo (comunicação social) pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Possui experiência em redações e editoras literárias. Integra a equipe do Jornal PIRANOT desde dezembro de 2017.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.