Connect with us

Piracicaba

Vereador elogia Corpo de Bombeiros de Piracicaba por combate ao fogo no Engenho

Rafael Fioravanti

Published

on

O incêndio que atingiu o barracão 9 do Engenho Central de Piracicaba, na noite do último domingo (22), chateou todos os piracicabanos. Contudo, o trabalho eficiente do Corpo de Bombeiros do município realmente chamou a atenção; tanto que foi elogiado pelo vereador Pedro Kawai durante a 53ª reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Piracicaba, nesta segunda-feira (23).

Foto: Gustavo Alves de Oliveira / PIRANOT

O parlamentar elogiou o trabalho da corporação em conter as chamas e disse que tanto a Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo (SemacTur) quanto a Prefeitura “fizeram o seu papel” no caso. “O Corpo de Bombeiros foi o grande herói da noite: chegou ao local em três minutos e, em 20 minutos, meia hora, controlou o problema”, elogiou Kawai.

O vereador aproveitou a ocasião para lembrar que toda a documentação do Engenho Central estava em ordem, principalmente o AVCB (auto de vistoria do Corpo de Bombeiros), o que ajudou (e muito) o combate às chamas. Ele lembrou também que o Corpo de Bombeiros segue trabalhando e logo, logo já apresentará as causas do incidente.

“A Prefeitura tem a preocupação em manter o Engenho Central em ordem por conta dos eventos que acontecem lá, como, por exemplo, a Festa das Nações, evento de cinco dias onde circulam cerca de 100 mil pessoas”, comentou.

Consequência

Odair Mello, chefe da Defesa Civil, conversou com a imprensa na manhã seguinte ao incêndio, no dia 23. “O barracão é antigo, mas as bases são bem reforçadas. O incêndio ocorreu no mezanino, onde há uma laje bem espessa composta por aço. Essa estrutura está perfeita, não foi abalada. Como o telhado é de madeira com telhas de brasilit, só ele foi danificado. Não há necessidade de demolir esse barracão, apenas de reformá-lo”, informou.

Ele disse também que os técnicos de segurança irão até o Engenho para fazer toda a limpeza. Em seguida, toda a parte danificada pelo incêndio será reconstruída.

A secretária de Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, também falou com a imprensa naquela manhã. Ela comunicou que o Engenho Central passa toda semana por revisão e que todos os equipamentos que ajudaram no combate ao incêndio estavam funcionando perfeitamente.

“Dos 300m² de barracão que temos aqui, aproximadamente 100m² foram danificados. A nossa sorte é que temos um programa de manutenção frequente de todos os equipamentos, e os equipamentos de combate a incêndio estavam em ordem. Toda semana fazemos essa revisão”, comentou.

Quanto ao plano de restauração do barracão atingido, Rosângela Camolese disse que já fez uma reunião na manhã desta segunda-feira (23) para tratar do tema.

Rafael é formado em jornalismo (comunicação social) pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Possui experiência em redações e editoras literárias. Integra a equipe do Jornal PIRANOT desde dezembro de 2017.

3 Comments

3 Comments

  1. Avatar

    Zezinho Soares

    25 de setembro de 2019 at 12:12

    Tinha que ser um vereador para dizer isso…Putz.

  2. Avatar

    Geraldo

    25 de setembro de 2019 at 13:38

    O Corpo de bombeiros não fez nada mais do que o trabalho deles!

  3. Avatar

    ricardo

    26 de setembro de 2019 at 11:48

    quanto comentarios idiotas…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.