Connect with us

Piracicaba

Vereador de Piracicaba critica Sedema pelo corte de nove árvores no Engenho Central

Rafael Fioravanti

Published

on

O vereador Lair Braga, integrante da Câmara de Vereadores de Piracicaba, questionou a decisão da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) no corte árvores no Engenho Central. Na quinta-feira (26), ao ocupar a tribuna da Câmara, na 15ª reunião ordinária, o vereador exibiu o vídeo a ele enviado por um munícipe, em tom de reclamação.

Foto: Divulgação.

Segundo o narrador do vídeo, as árvores estariam saudáveis e o corte teria iniciado no último dia 24. O vereador disse que enviou, por WhatsApp, a reclamação ao secretário José Otávio Machado Mentem e recebeu como resposta de que as árvores estão sem cortadas por ameaçarem o patrimônio histórico.

Lair não concordou com a resposta, disse que “não dá para ficar quieto” e avaliou a situação como “revoltante”. “O que fazer diante de uma resposta destas? Jamais esperava. Agora, mais do que nunca, queremos saber o que é prioridade. É uma desculpa atrás da outra. Porque o Codepac (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural) acha que está atrapalhando o patrimônio público, vai lá, corta e tudo bem?”, questionou.

Resposta da Prefeitura

O corte de nove árvores do Parque do Engenho Central, pela Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), nesta semana, foi realizado após um planejamento e a avaliação/autorização de dois órgãos de preservação do patrimônio: o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (Codepac), que é municipal, e o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

A decisão de cortar 8 tipuanas e 1 figueira levou em consideração possíveis riscos de queda sobre os prédios tombados que integram o complexo histórico e a segurança de visitantes do Engenho Central. “A gente sempre se preocupa com uma cidade arborizada, tanto que Piracicaba possui cerca de 530 mil árvores somente na área urbana. O nosso foco é preservar e valorizar a arborização, tanto que metade dos pedidos de corte de árvores são indeferidos”, frisou o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten.

Segundo Marcelo Cachioni, diretor do Departamento de Patrimônio Histórico do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba) e membro do Codepac, as ações de corte e poda de algumas espécies do Parque do Engenho Central estão sendo discutidas de maneira intensificada há, no mínimo, seis anos pela Sedema e pelo Codepac.

A retirada das árvores foi uma ação solicitada pelo Codepac, autorizada pelo Condephaat e atendida pela Sedema. “As ações não foram aleatórias, foram planejadas e devidamente aprovadas nos dois órgãos, com participação do poder público e da sociedade civil, no caso representada pelos membros dos dois conselhos”, observa Cachioni. “Os cortes dessas árvores foram necessários por questões de preservação do patrimônio histórico edificado do Engenho Central. E também pela segurança do público que frequenta o parque, dos funcionários que trabalham aqui e dos veículos”.

O secretário da Sedema disse, inclusive, que novas árvores serão plantadas no local. “Essas árvores serão substituídas por outras espécies mais adequadas. A figueira tinha problemas fitossanitários, enquanto que as 8 tipuanas foram plantadas há muito tempo perto dos prédios e isso não é o ideal. O importante é termos a árvore certa no lugar certo”, finaliza Menten.

Rafael é formado em jornalismo (comunicação social) pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Possui experiência em redações e editoras literárias. Integra a equipe do Jornal PIRANOT desde dezembro de 2017.

1 Comment

1 Comment

  1. Avatar

    Carlos César

    29 de março de 2020 at 15:08

    É muito engraçado esses Vereadores, ele só se manifestou pq foi questionando, faz seis anos que estão discutindo esses cortes, não era para se nanifestar antes ?
    Não era para saber ique estava acontecendo ? Tanta coisa importante para se discutir nesse momento. Não fazem nada de importante e ficam procurando oportunidade para confete.
    Não tem meu voto.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.