Connect with us

Piracicaba

Tenda para triagem de pacientes com sintomas de coronavírus é montada em Piracicaba

Rafael Fioravanti

Published

on

Uma tenda para triagem de pacientes sintomáticos de coronavírus (Covid-19) começou a ser montada na manhã desta segunda-feira (30), em Piracicaba (SP). A tenda fica ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Piracicamirim — na Rua Rio Grande do Norte Nº 135 — e possui 200 m², com proteção lateral e piso adequado para o trabalho de médicos e enfermeiros. A tenda ficará montada durante toda a pandemia.

Foto: Divulgação.

A tenda deve entrar em funcionamento já nesta quarta-feira (01) e foi batizada de “quartel-general da Covid-19”. Os pacientes que procurarem a unidade serão divididos em três níveis: (01) os que apresentarem sintomas leves de gripe serão medicados e orientados sobre cuidados de higiene individual e domiciliar;  (02) os que apresentarem síndrome gripal leve serão encaminhados à Atenção Básica (CRAB, UBS e PSF) e acompanhados à distância, via telefone;  (03) já os que apresentarem síndrome respiratória com sinais de alerta serão avaliados e encaminhados para a UPA, onde serão acompanhados por outra equipe, que avaliará os critérios de internação hospitalar nos hospitais de referência — Hospital Regional, Santa Casa e HFC.

“Tudo foi pensado tecnicamente para dar mais segurança à população neste momento, garantindo assim um atendimento qualificado”, comentou o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello.

Durante o final de semana, a médica Flávia Sá (superintendente do setor de Urgência e Emergência do município), esteve reunida com sua equipe para definir o plano de trabalho, além da montagem de escala dos médicos, funcionamento das demais unidades, fluxograma de recebimento e triagem de atendimento dos pacientes, administração de medicamentos e uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Precaução é a solução!

O secretário de Saúde Dr. Pedro Mello comentou também que o cenário nas próximas semanas poderá variar de acordo com o respeito ao isolamento sanitário definido. “As famílias devem se proteger, evitando qualquer tipo de aglomeração. O desrespeito à barreira sanitária estabelecida pelo Governo do Estado de São Paulo e pelo Governo Municipal poderá trazer consequências graves. Com a colaboração de todos, acredito que a travessia será com menores dificuldades”, enfatizou.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Rafael é formado em jornalismo (comunicação social) pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Possui experiência em redações e editoras literárias. Integra a equipe do Jornal PIRANOT desde dezembro de 2017.

1 Comment

1 Comment

  1. Avatar

    João Ricardo

    31 de março de 2020 at 01:58

    Já tem gente ganhando dinheiro no aluguel das tendas né Luis Fernando

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.