Júnior Cardoso, diretor do PIRANOT e da JUCA Help!
Cresceu nos últimos dias a quantidade de reclamações aqui na redação do Jornal PIRANOT do mau serviço que a Piracicaba Ambiental está prestando com a coleta do lixo na cidade. Esse é um velho problema. De tempos em tempos, ele volta a nos assolar.
Desde 2011, tivemos três crises com as empresas que fazem a coleta. Recordo-me da Delta, antecessora da Piracicaba Ambiental em 2012. Com ela foi a mesma coisa. Era lixo espalhado por toda a cidade, mas o que motiva isso tudo? Se a Prefeitura de Piracicaba tem honrado o contrato com os pagamentos devidos, de onde vem a crise financeira da concessionária? Ou melhor, das últimas concessionárias, já que todas que entram não aguentam cumprir o contrato e acabam saindo…
É importante frisar que os problemas com a Piracicaba Ambiental não são novos. Já noticiamos no PIRANOT greves por duas vezes de funcionários que reclamavam da falta de pagamentos de direitos trabalhistas, plano de saúde e más condições de trabalho. Até mesmo a empresa que dava café da manhã aos trabalhadores chegou a suspender o serviço por falta de pagamentos.
Recentemente, na Câmara de Vereadores, foi denunciado: falta de gasolina nos caminhões e demissões de funcionários, sem o pagamento das rescisões estariam acontecendo, agravando ainda mais a situação.
Numa semana de aprofundamento da crise, a dúvida é que o fazer com a Piracicaba Ambiental? A prefeitura pode, a qualquer momento, romper o contrato e chamar uma nova empresa emergencialmente. Essa seria a solução mais rápida, pois não me parece que a concessionária sairá dessa crise.
A minha equipe da redação do PIRANOT pediu nota para a Secretaria de Defesa do Meio Ambiente sobre o assunto, mas não obteve resposta. O silêncio, diante da crise, só faz aumentar as criticas ao governo, que até então é tão vítima quanto a população que paga pelo serviço, sem tê-lo.