Nesta terça-feira (07), o prefeito Barjas Negri reuniu o grupo de trabalho do coronavírus (Covid-19) para discutir novas ações para enfrentar o crescimento do número de casos aqui em Piracicaba. Na ocasião, o secretário de Saúde, Pedro Mello, fez um relato sobre a ocupação, preocupante, dos leitos de UTI e também de enfermaria. Frente ao crescimento dos números de pessoas infectadas e da necessidade de leitos de UTI/enfermaria, o grupo discutiu três principais ações.

- A primeira ação foi tomada ainda nesta terça-feira, com a criação de nove novos leitos de enfermaria na UPA do Piracicamirim/Centro de Atendimento do Coronavírus, que passou de 31 para 40, sendo dez de estabilização com respiradores e 30 de enfermaria. O Estado também garantiu que encaminhará a Piracicaba 13 novos respiradores, sendo três para o Piracicamirim e o restante (10) a fim de ser utilizado em outra unidade de urgência;
- A segunda ação será transformar, ainda nesta semana, a UPA da Vila Rezende também numa central de atendimento exclusiva dos pacientes com coronavírus. O dr. Pedro disse que a partir desta quinta-feira (09), a UPA da Vila Rezende tem condições de assumir casos específicos de internações da Covid-19, visto que a unidade tem pessoal e poderá ter 17 leitos, sendo 15 de enfermaria e dois de estabilização com respiradores. Com isso, todo o atendimento das urgências será transferido para as UPAs da Vila Cristina – recém ativada – ou da Vila Sônia;
- A terceira ação, que a Prefeitura também começa a estruturar, é que na antiga UPA da Vila Cristina sejam instalados 27 leitos, sendo 25 de enfermaria e 2 de estabilização com respiradores. Os 10 novos respiradores que o Estado encaminhará poderão ajudar na estrutura de atendimento da antiga unidade.
Já a Secretaria Municipal de Administração está contratando 50 novos profissionais (médicos, enfermeiros e auxiliares) para completar as equipes das UPAs. Do total, 26 começam a trabalhar já na próxima segunda-feira (13).
Mais 5 leitos
O secretário e Saúde Pedro Mello confirmou, nesta terça-feira (07), que a Santa Casa de Piracicaba disponibilizou mais 5 de enfermaria para pacientes adultos com o coronavírus. Esses leitos já estão à disposição da Rede Municipal de Saúde.
Grupo de Trabalho do Coronavírus
O grupo de trabalho do coronavírus, criado em 12 de março de 2020, é coordenado pelo prefeito Barjas Negri e composto por José Antonio de Godoy (vice-prefeito), pelos secretários Pedro Mello (Saúde), Sérgio Bissoli (Procuradoria), Evandro Evangelista (Administração), por Moisés Taglieta (coordenador do Centro de Vigilância em Saúde – CEVISA), pelo doutor Hamilton Bonilha (diretor da DRS-X – Piracicaba), e também pelo jornalista Miromar Rosa.
Veja também
- A Fazenda terá teste para coronavírus e pré-confinamento dos participantes
- Presidente Jair Bolsonaro testa positivo para Covid-19
- Nova fase de testes para vacina chinesa contra Covid-19 começam em 20 de julhO
- Interior já responde por 70% dos casos de Covid-19 em SP.






