Connect with us

Piracicaba

Piracicabanos preparam protesto contra o SEMAE na Câmara nesta quinta

Redação - PIRANOT / PORJUCA

Published

on

Foto: Gustavo Annunciato / Câmara de Vereadores de Piracicaba

Foto: Gustavo Annunciato / Câmara de Vereadores de Piracicaba

Lesados pelo SEMAE, diversos piracicabanos pretendem lotar nesta noite o plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Piracicaba e exigir uma fiscalização mais intensa nas contas da empresa municipal. Contra o SEMAE pesam problemas de falta de abastecimento constante, preços astronômicos de contas de água incompatíveis e os últimos aumentos nas tarifas.

O PIRANOT recebe por dia mais de 15 reclamações contra a empresa e não tem dado conta de acompanhar uma a uma. Nunca antes na história do portal de notícias nestes quatro anos recebemos tantas queixas de uma única empresa.

Indignados e revoltados com o serviço prestado, um grupo no Facebook, chamado “Lesados pelo SEMAE”, foi criado pelos piracicabanos e em menos de uma semana já tem mais de cinco mil membros. Nele já foram publicadas diversas queixas e até denúncias contra a empresa municipal.

Foto: Divulgação / Câmara

Foto: Divulgação / Câmara

Nesta tarde, o vereador da REDE, Paulo Camolesi, anunciou que enviou ao MP (Ministério Público) ontem, ofício solicitando a anexação de um requerimento e resposta à Ação Civil Pública para engrossar o arrazoado do órgão contra as absurdas elevações da tarifa. O vereador denuncia que mesmo após a terceirização do serviço de esgoto para a Águas do Mirante, o SEMAE vem tendo custos relacionados a isso quando na visão dele não deveria ter. “O feedback de um requerimento que enviei a empresa trouxe algumas informações preocupantes quanto à situação de equilíbrio financeiro e administrativo da Autarquia do Semae após a assinatura de uma Parceria Público Privada (PPP) com a empresa Águas do Mirante a fim de assumir a responsabilidade por toda a parte do esgoto. A estrutura que o Semae possuía para o setor de esgotos, incluindo recursos humanos e maquinário, foi mantida sob as custas da Autarquia”, contou.

O PIRANOT consultou a Ordem do dia, divulgada pela Câmara, e verificou que hoje será votado um requerimento de autoria da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, que convoca o Procurador Geral do Município, o Secretário Municipal de Finanças, o Presidente do IPPLAP, o Presidente do SEMAE, o Presidente da EMDHAP, o Presidente do IPASP, o Diretor Executivo da FUMEP, e convida o Prefeito Municipal e outras autoridades, assim como toda a sociedade local, para Audiência Pública de demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais do terceiro quadrimestre do exercício financeiro de 2015.

Com mais de 90% dos vereadores sendo da base aliada ao governo de Gabriel Ferrato (PSDB) que comanda o SEMAE em nome dos piracicabanos, dificilmente avançará a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que hoje, mais do que nunca, é necessária e exigida pelos munícipes lesados.

Fundado em 18 de novembro de 2011, o Jornal PIRANOT é uma marca da Empresa Júnior Cardoso LTDA. Aqui, notícias de Piracicaba são prioridades. Confira tudo o que acontece de mais importante na cidade em tempo real. Jornalismo 24 horas de plantão.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.