Connect with us

Piracicaba

Piracicaba registra o primeiro caso de raiva do ano

.

Rafael Fioravanti

Published

on

O município de Piracicaba registrou seu primeiro caso de raiva do ano. A informação é do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade.

O animal infectado foi capturado ainda com vida em um edifício no centro de Piracicaba, mais precisamente na Rua Regente Feijó. Por conta disso, o Centro de Controle de Zoonoses recomenda que todos os cães e gatos que não estejam com a vacina em dia — e que residam na região central do município — sejam vacinados o quanto antes.

As vacinas para a raiva estão disponíveis durante todo o ano, e gratuitamente, no Canil Municipal de Piracicaba.

Raiva

A raiva é transmitida somente através do contato direto do animal infectado com a pessoa ou outro animal. A contaminação não ocorre através do ar, fezes ou com a urina do animal contaminado.

O que acontece com cães e gatos é que eles, devido ao instinto caçador, podem vir a ter contato com os morcegos portadores do vírus da raiva, vindo, conseguinte, a se contaminar.

Por isso, faz-se importante a vacinação.

Nas cidades, os morcegos utilizam como abrigo forro de imóveis, telhados e porões com frestas. Por isso, fiquem atentos: abrigados, eles procriam de maneira rápida e constituem colônias.

Vacinas

A orientação é que os donos de cães e gatos procurem seus próprios veterinários ou então entrem em contato com o próprio centro de zoonoses.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) atende de segunda a sexta, das 09h às 15 horas. Já aos sábados, o centro funciona das 08h30 às 10h30 e das 12h às 14h30.

O CCZ fica na Rua dos Mandis, s/nº, no bairro Jardim Jupiá.

Quaisquer dúvidas podem ser sanadas diretamente pelo telefone (19) 3427-2721 ou (19) 3427-2400.

Piracicaba registra o primeiro caso de raiva do ano. Foto: Divulgação.

Quer saber o que acontece na cidade em tempo real? Então, clique aqui e baixe o nosso aplicativo para celular, nós te manteremos informado.

Rafael é formado em jornalismo (comunicação social) pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Possui experiência em redações e editoras literárias. Integra a equipe do Jornal PIRANOT desde dezembro de 2017.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.