Connect with us

Piracicaba

Piracicaba cumpre todos os quesitos para viabilizar construção do hospital veterinário

Published

on

O prefeito Barjas Negri assinou, nesta sexta-feira (14), o Decreto nº 18188/2020, cedendo um terreno de 1.742 m² ao governo do Estado para a instalação do hospital veterinário aqui em Piracicaba. Esta foi a última etapa do processo iniciado em maio do ano passado, quando a Prefeitura de Piracicaba se credenciou para fazer parte do programa estadual de construção de 10 hospitais veterinários no Interior. A área está localizada no bairro Terra Rica/Taquaral, próximo ao Cecap-Eldorado.

Foto: Divulgação.

A assinatura do decreto aconteceu durante uma reunião com os vereadores Gilmar Rotta e Pedro Kawai, com o líder de Governo José Aparecido Longatto, com o deputado estadual Roberto Morais, com o secretário municipal de Saúde Pedro Mello, com o secretário do Instituto de Planejamento (Ipplap), Arthur Ribeiro, e com técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), além de membros do Conselho Municipal de Saúde. Agora, caberá ao Instituto de Planejamento (Ipplap) e à Procuradoria-geral encaminhar todos os documentos relativos à doação do terreno.

Segundo o prefeito Barjas Negri, técnicos da Prefeitura e do Estado fizeram várias reuniões para entender a concepção do hospital e quais as principais características do terreno. Após visitar três áreas, o Estado optou por aceitar uma de 1.742 m², localizada no Terra Rica/Taquaral, próximo ao Cecap-Eldorado, e próximo à Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

Estágio para estudantes de veterinária da Unimep

Sobre essa proximidade do terreno com a Unimep, o prefeito Barjas lembra que, desde 2018, na implantação do curso de Veterinária, a universidade vem discutindo com a Secretaria Municipal de Saúde parceria para que seus alunos possam fazer estágio. O prefeito relata que, no anúncio da possibilidade da construção do hospital, a Unimep se manifestou interessada em participar das tratativas, o que garantirá estágio para os seus estudantes.

Definida a questão do terreno e a aprovação do projeto de lei, caberá ao governo do Estado a licitação da contratação para a construção do prédio, com cerca de 500 m² e também a instalação dos equipamentos.

Apenas 10 cidades, dentre as 640 do Estado de SP, ganharam um hospital veterinário

Pedro Mello destacou que apenas 10 municípios paulistas, entre as 640 cidades do Estado, serão contemplados com um hospital veterinário. “Esse é o terceiro hospital SUS (Sistema Único de Saúde) que Piracicaba ganhou nos últimos anos”, disse, fazendo menção também ao Hospital Regional e ao Hospital Ilumina. “Além das consultas, o hospital veterinário realizará raio X, ultrassom, endoscopia e terá salas de cirurgia, inclusive para estimular a castração de animais. É um equipamento que vai, principalmente, ajudar aqueles necessitados, já que os procedimentos veterinários são caros. Se um pet não for tratado, ele vira um problema de saúde para a cidade”, comentou.

“Esse hospital veterinário mostra o diferencial que Piracicaba tem em relação a outros municípios. Vai atender ONGs, protetores de animais e a população de forma geral. Também vai permitir que o município tenha mais controle sobre animais abandonados e aumentar o número de castrações”, comentou Gilmar Rotta, presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Rafael Fioravanti é formado em jornalismo (comunicação social) pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Possui experiência em redação e integra a equipe do Jornal PIRANOT desde dezembro de 2017.