Connect with us

Piracicaba

Piracicaba atinge meta da ONU e reduz mortes no trânsito

Redação - PIRANOT / PORJUCA

Published

on

A Prefeitura de Piracicaba informou, na tarde desta segunda-feira (17), que o município atingiu a meta definida pela ONU (Organização das Nações Unidas) e reduziu mortes no trânsito. De 2015 a 2019, o número de óbitos registrados na malha viária do município caiu de 44 para 22, uma queda de 50%, conforme estipulado pela ONU para a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, iniciada em 2011 e que termina neste ano.

Foto: Divulgação.

De acordo com Jorge Akira, secretário da Semuttran (Secretaria municipal de Trânsito e Transportes), é possível afirmar que Piracicaba cumpriu a meta na metade do tempo, já que as cidades do Estado passaram a ter um banco de dados confiável somente a partir de 2015, com a criação do Movimento Paulista de Segurança Viária, que, por meio do Infosiga, traz dados de acidentes e óbitos de cada cidade do Estado, separados por vias urbanas e rodovias, ocorridos no local do acidente ou no hospital.

Akira ainda ressalta que a meta foi atingida mesmo com o aumento de 14% na frota de veículos. Nos últimos cinco anos, o número de veículos em Piracicaba saltou de 285 mil em 2015, para 324 mil em 2020. As mortes de motociclistas também diminuíram em 33% — de 13 em 2018, para 9 em 2019. Akira pondera que, mesmo com essa diminuição, os números ainda são altos. “No final de 2019 a Câmara aprovou Projeto de Lei do Executivo para regulamentação de mototaxistas e motofretistas, que deverá contribuir para a diminuição de acidentes”, explica.

Fundado em 18 de novembro de 2011, o Jornal PIRANOT é uma marca da Empresa Júnior Cardoso LTDA. Aqui, notícias de Piracicaba são prioridades. Confira tudo o que acontece de mais importante na cidade em tempo real. Jornalismo 24 horas de plantão.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.