Connect with us

Piracicaba

Instituto Trata Brasil premia Piracicaba por seus serviços de saneamento

Rafael Fioravanti

Published

on

Piracicaba sediou nesta terça-feira (17) o seminário Casos de Sucesso, do Instituto Trata Brasil, realizado na sede da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). Na ocasião, Piracicaba também foi premiada por seus serviços de coleta, distribuição e tratamento de água e esgoto, tendo o prefeito Barjas Negri recebido o prêmio.

Foto: Felipe Ferreira.

“Nós tratamos o saneamento básico como uma questão universal. É um direito de todos ter esgoto coletado e tratado e água tratada porque isso é saúde pública. Ao longo desses anos, o Semae e a Prefeitura investiram nisso. E os resultados estão aí. Piracicaba recebe esse prêmio pela sua experiência boa, pelo reconhecimento no Brasil como um todo”, discursou o prefeito Barjas Negri.

Entre as cidades que foram escolhidas para relatarem como estão avançando em saneamento até hoje, estão, além de Piracicaba, São Ludgero (SC), Hortolândia (SP), Vitória (ES), São José do Rio Preto (SP) e Rondonópolis (MT), além das agências reguladoras ARSESP (SP), ARSAE (MG) e ARES – PCJ, que é outro pilar do saneamento fundamental, sobretudo para uma gestão eficiente e transparente do setor.

A escolha feita por meio dos últimos estudos do Instituto Trata Brasil, e consultores independentes, serve para mostrar que cidades médias e pequenas também podem ter indicadores positivos em saneamento básico.

  • DINHEIRO DE VOLTA – Banco é obrigado a devolver taxas abusivas em contrato de financiamento de veículo quitado. Conheça os serviços da JUCA HELP!/PIRANOT, nova marca da Empresa Júnior Cardoso LTDA, clicando aqui.

Édison Carlos, presidente executivo do Instituto Trata Brasil, lembra que os serviços de saneamento básico são de responsabilidade das prefeituras, e que é importante que os municípios entendam as devidas atribuições para com esta infraestrutura. “Os prefeitos são responsáveis pela delegação do serviço, bem como o planejamento e também fiscalização, então, queremos trazer para a mesa aquelas cidades que hoje apresentam bons indicadores para que estes gestores públicos locais possam passar uma mensagem positiva ao país”, comentou.

Foto: Felipe Ferreira.

Rafael é formado em jornalismo (comunicação social) pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Possui experiência em redações e editoras literárias. Integra a equipe do Jornal PIRANOT desde dezembro de 2017.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.