Connect with us

Notícias

Imóvel no Horto de Tupi, em Piracicaba, será reformado para uso do Pelotão Ambiental

Rafael Fioravanti

Published

on

A Prefeitura de Piracicaba informou, no começo da tarde desta quarta-feira (15), que o prefeito Barjas Negri homologou a licitação para reformar o imóvel Nº 23 do Horto Florestal de Tupi, em Piracicaba. Após as obras, o prédio vai sediar um ponto de apoio do Pelotão Ambiental/Rural e também servirá como base para ações do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema). O valor do investimento será de R$ 116 mil.

Foto: Divulgação.

De acordo com a Secretaria de Obras, o galpão, a estrutura de cobertura, as telhas e toda a parte de alvenaria serão preservadas. Já a parte elétrica e hidráulica será refeita, além da pintura. Entre as obras previstas estão a construção de novos sanitários, cozinha, salas de reuniões, escritórios e depósito. Também será instalado piso cerâmico e forro em PVC. A área total do imóvel é de 374,97 m². O início da reforma está previsto para fevereiro.

Horto Florestal

A Estação Experimental de Tupi, localizada no km 149 da Rodovia Luiz de Queiroz, no distrito de Tupi, foi criada em 1949. Com uma área de 198 hectares com vegetação de Mata Atlântica, em sua área de reflorestamento são encontradas espécies florestais nativas e exóticas, originando um ambiente floristicamente diverso.

Em junho de 2018, foi formalizada uma parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura de Piracicaba para uso da área de visitação pública e a gestão do local passou a ser compartilhada.

A partir dessa data, o Instituto Ambiental, a ESALQ e a Prefeitura (por meio da Sedema e do Núcleo de Educação Ambiental – NEA) criaram e implantaram vários projetos de educação ambiental como o Educa Trilha, o PJ Mais (Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social) com palestras, observação de pássaros, trilhas monitoradas desenvolvidos para crianças, adultos e idosos, etc. Todos realizados de forma conjunta.

Foto: Divulgação.

  • REVISÃO VIDA TODA – Novo entendimento de tribunal faz valor da aposentadoria dobrar. Saiba se você tem direito clicando aqui.

Rafael é formado em jornalismo (comunicação social) pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Possui experiência em redações e editoras literárias. Integra a equipe do Jornal PIRANOT desde dezembro de 2017.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.