Connect with us

Notícias

Forças de segurança de Piracicaba recebem doação de drones

.

Published

on

As forças de segurança de Piracicaba receberam a doação de seis drones. A doação foi feita na tarde de ontem (2) pelo Funseg, o Fundo de Segurança de Piracicaba. Os drones serão usados nas ocorrências da Guarda Civil Municipal, do Corpo de Bombeiros, e das Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária.

Foto: ACIPI (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba).

Cada força de segurança utilizará a tecnologia do drone de uma forma diferente. Segundo Lucineide Corrêa, comandante da Guarda Civil de Piracicaba, a Guarda o usará para monitoramento. “O drone facilitará a fiscalização de áreas rurais por promover uma visão aérea”, comentou a comandante. “Poderemos impedir, por exemplo, que áreas verdes sejam invadidas e inibir que áreas já tomadas cresçam”.

Para a Polícia Militar, o uso dos drones será útil na prevenção de crimes e nos planejamentos operacionais. “O drone diminui o risco de confrontos desnecessários e acidentes para os policiais e, consequentemente, aumenta a segurança da população”, declarou o major André Luiz Vianna. “Esse é um equipamento que, com certeza, faltava em nossas operações. Ele resguarda vidas e garante uma visão panorâmica das operações. Em jogos de futebol, por exemplo, teremos uma visão completa e em tempo real do estádio e dos entornos, o que facilita muito na tomada de decisão”.

Para a Polícia Federal, os drones serão utilizados em diversos tipos de tarefas. “O drone será de grande valia tanto em operações diárias quanto nas investigativas. Vamos otimizar o trabalho realizado e conferir ainda mais segurança e agilidade nas atividades”, comentou Florisvaldo das Neves, delegado da Polícia Federal.

Para a Polícia Civil, os drones também serão utilizados na questão de planejamento operacional. “Temos certeza que este equipamento será de extrema importância para a nossa missão institucional, trazendo mais eficiência e ótimos resultados”, comentou Glauco Roberto Rufino, delegado seccional.

Já o Corpo de Bombeiros declarou que, em suas ocorrências, os drones serão utilizados para se obter uma visão estratégica do que está acontecendo. “Entendemos essa doação como um grande avanço tecnológico no atendimento de ocorrências, principalmente nos casos extraordinários, como, por exemplo, grandes incêndios, quando é necessário um planejamento mais amplo e do chão isso nem sempre é possível. O drone nos permite uma visão estratégica muito mais apurada. Assim, maximizamos a utilização de recursos e diminuímos o tempo de resposta”, comentou o capitão Bruno Gobbo, comandante do primeiro e segundo grupamento do Corpo de Bombeiros de Piracicaba.

Doação dos drones às forças de segurança de Piracicaba

A intenção do Funseg (Fundo de Segurança de Piracicaba) é oferecer equipamentos de alta tecnologia que contribuam para o dia-a-dia das instituições. O objetivo é gerar mais segurança à população, e claro, maior eficiência no combate ao crime organizado do município.

“O Funseg percebeu as necessidades das forças de segurança locais e acompanhou o uso de drones, com sucesso, em algumas capitais do Brasil. Por meio da parceria entre Funseg e Jecrim, a doação de seis drones, totalizando cerca de R$ 80 mil, se tornou possível”, comentou Lourenço Jorge Tayar, coordenador da instituição.

Funseg

O Funseg é formado por um conglomerado de órgãos, entre eles: Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Piracicaba), Ciesp (Centro das Indústria do Estado de São Paulo), Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo), Simespi (sindicato patronal das indústrias), Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba) e Jecrim (Juizado Especial Criminal da Comarca de Piracicaba).

Foto: ACIPI (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba).

Acompanhe o Piranot

Quer saber o que acontece em Piracicaba e região em tempo real? Então, clique aqui e baixe o nosso aplicativo para celular, nós te manteremos informado.

Rafael é formado em jornalismo (comunicação social) pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Possui experiência em redações e editoras literárias. Integra a equipe do Jornal PIRANOT desde dezembro de 2017.